quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O Exemplo é o Professor mais eficaz que existe


“O Exemplo é o Professor mais eficaz que existe. Por mais que preguemos o amor, a solidariedade, a perfeição, a benevolência, nada é mais convincente do que o exemplo. A sabedoria de Jesus foi trazida até aos nossos dias porque, acima de tudo, Ele foi um exemplo em tudo o que pregou.”

Este texto que hoje aqui comentamos é uma grande lição para todos aqueles que desejam que a Humanidade evolua no sentido da LUZ e do AMOR. 

Como é que tal será possível se não começarmos por nós próprios a fazer esse caminho?

É muito fácil falar e aconselhar os outros, no entanto, quando nos toca a nós, não seguimos esses mesmos conselhos que demos e arrogantemente achamos que estamos acima deles.

Isto acontece em todas as áreas de atividade ainda que seja mais confrangedor naquelas que desde logo põe em causa o futuro. Dou-vos como exemplo os professores, que devem ser eles próprios os primeiros a perfilarem-se como exemplares, não só nas áreas de conhecimento que lecionam, mas sobretudo na nobreza de valores sociais e conscienciais que tantas vezes apregoam mas que não têm.

Os professores são sem sombra de dúvida os primeiros pilares da evolução futura das sociedade e na maioria dos casos não têm minimamente consciência disso. São inúmeros os exemplos em que o professor/educador se esconde na arrogância do seu próprio estatuto, e quanto mais elevado ele for, normalmente piores são os exemplos que ele dá.

Aprendamos todos duas regras básicas em que devemos pautar todos os nossos comportamentos, atitudes e formas de pensamento que são:

  • -       Reto pensar e reto agir e
  • -       Não fazer aos outros o que não quero que me façam a mim.


Basta que estas duas regras sejam cumpridas por cada um, para que desde logo todo o ensinamento pelo exemplo tenha lugar.

Todos os restantes valores morais e virtudes decorrem necessariamente destas duas regras e como dizia o texto inicial, não vale a pena falar deles enquanto não respeitarmos estas regras em todos os momentos e vivências da nossa vida.

A  Evolução e a Ascensão têm como base a integridade do Ser que estas mesmas regras obrigam, em todos os domínios e papéis que desempenhamos. Por isso se queremos ser verdadeiros faróis de LUZ e AMOR temos de ser disciplinados e rigorosos na sua aplicação.

Mas para tal comecemos por nos aceitarmos com todas as imperfeições e erros que ainda cometemos. Por nos amarmos e aceitarmos a presença Divina nos nossos corações e permitir que seja Ela cada vez mais a comandar tudo o que fazemos e desejamos ser.

Depois, a partir desse mesmo ponto de AMOR e LUZ que já existe dentro de nós, podemos começar a expressar e a agir em plena coerência com este mesmo sentir. É nesse momento que acontece o milagre da transmutação da nossa energia e da nossa realidade.

Mas para tal temos que iniciar este caminho de viver e agir sentindo sempre a presença de Deus no nosso coração.

Nunca estamos sós.

Só assim nos sentiremos sempre muito Amados.

Fiquem bem...


(A Mónada)

Sem comentários: