sábado, 23 de janeiro de 2016

Em busca de Deus


"Mesmo os místicos afirmaram que procurar Deus, o Absoluto, é um processo longo, decepcionante, e que eles tinham muitas vezes a impressão de tatear no vazio. É verdade! Um ser que procura Deus pode ter a impressão de que está a debater-se no vazio; mas isso não passa de uma impressão e é preciso não desanimar.

Consideremos um exemplo: um homem cava um poço para ter água e saciar a sua sede. Ele não sabe a que profundidade vai encontrá-la e, nesta incerteza, poderia ser tentado a desistir. Mas ele tem a imagem, o reflexo, dessa água na sua mente, no seu coração, na sua alma. Ele vive com a ideia, o pensamento, a esperança, da água, e, embora essa água ainda não jorre fisicamente, nele já está a jorrar. Assim também, aquele que procura Deus, ainda que, aparentemente, nada tenha encontrado, trabalha com uma realidade muito poderosa que vive nele próprio. E pode dizer para consigo: «É certo que ainda não encontrei realmente Deus, mas Ele manifesta-se através dos meus pensamentos, dos meus sentimentos, dos meus desejos.» E esta esperança, esta fé, já é Deus… "

Mais um brilhante texto de Omraam Mikhaël Aïvanhov que nos mostra como devemos buscar Deus dentro de nós, comparando essa busca com a de um homem que desesperadamente cava, em busca de água. Também começa por nos dizer que por vezes essa busca pode ser decepcionante e pode levar-nos a acreditar que afinal Ele não existe e que os nossos esforços são em vão.

Porém precisamos de descobrir que assim será, sempre que nos esforçamos, pois Deus não se deixa ver pelo sacrifício, pelo esforço e pela dor. Deus não é nada disto e por isso, assim também nunca o poderemos ver e o que iremos encontrar é apenas o desalento do vazio, como também refere o autor.

Esta busca é um caminho que empreendeste há já muito tempo, pois independentemente de credo, confissão religiosa, crenças ou mitos, todos buscamos Deus pois Ele é não só o nosso criador, como também faz parte de nós, e por isso necessariamente iremos ser atraídos para nos juntarmos a ele em algum momento do nosso percurso.

Desta forma o nosso caminho deve ser naturalmente simples e prazeroso, atento a todos os sinais e sensível a todas as energias que em cada momento se vão manifestando, focados no momento presente, no nosso propósito e nas escolhas que fazemos, sem nunca perdermos a esperança de um dia estar perante Ele, pois seguramente isso acontecerá.

Só assim, através de mantermos a nossa mente e o nosso ego focados no sentir do nosso coração e do nosso Amor, é que sentiremos que verdadeiramente Deus afinal se manifestou e manifesta sempre através de nós. Ele é omnipresente na nossa vida, quer queiramos quer não, por isso qualquer esforço que façamos para o encontrar é por isso também inútil.

Porém, o Amor que sentimos não, todas as manifestações desse mesmo Amor expressas em bem-aventuranças que aprendemos também não, pois tudo isto são manifestações del’Ele.

Deus é AMOR, do mais puro e esplendoroso que Ele possa Ser, e só por isso tudo o que ele criou é perfeito.

Tu e Eu somos Deus manifestando-nos nesta realidade e só sentindo-nos sempre muito Amado é que voltaremos a sentirmo-nos plenos e Unos com Ele.

Fica bem

(A Mónada)

Sem comentários: