domingo, 28 de agosto de 2016

O Controlo da Mente


A mente é um corpo maravilhoso que foi disponibilizado ao ser humano para exercer livremente o seu processo criacional, realizar as suas escolhas e assim produzir tantas maravilhas no plano físico no mundo das formas. Sem ela seria impossível ao Homem ser um criador.

Porém também a utilizamos para nos condicionarmos e limitarmos. No entanto, no nosso mais profundo intimo encontraremos sempre a escolha mais certa em cada momento.

Esta mente é subjugada muitas vezes pelos nossos instintos, às necessidades mais imediatas ou pelo menos as que julgamos ser necessidades. Ela também se suporta nas nossas crenças e mitos. Se por exemplo decidiste fazer uma dieta para libertares o teu corpo do excesso de peso e das gorduras nefastas e acontecer que, num determinado momento, vislumbras um delicioso doce ao qual não resistes, de início parece-te bom mas a prazo tomas consciência que os seus açúcares se vão transformar em mais gordura e isso vai fazer-te sentir mal e comprometer os teus objectivos. Um outro exemplo pode ser o de uma atração sexual momentânea que conduza a um caso furtuito e que pode por em causa um casamento de alguns anos, provocando dor e sofrimento afinal a quem amamos. 

Assim, há que ter em consideração que a mente normalmente escolhe a satisfação e o prazer imediatos sem medir as consequências e o impacto dessa escolha na satisfação e na felicidade a longo prazo.

Viver no Aqui e Agora não significa satisfazeres e submeteres-te aos desejos de uma mente egoica imediatista que não mede as consequências para ti e para os outros. Não significa sacrificares os teus objectivos e o teu sentir mais profundo em função de uma necessidade imediata que afinal não passa de um instinto ou de um apelo de quem não se ama o suficiente.

Porém a melhor maneira de controlares essa mente mais imediatista, não é resistir-lhe e muito menos negares a sua existência, pois isso nunca o conseguirás fazer pois o instinto e as memórias condicionantes estarão sempre presentes nas tuas escolhas nem que seja de forma inconsciente. A melhor maneira é aceitá-la tal como ela se apresenta para que possas ganhar consciência de como ela funciona e assim poderes decidir de outra forma.

Experimenta tentar utilizar uma mente maior, aquela que estando acima dos desejos e dos impulsos instintivos, tem em consideração a totalidade da tua dimensão Humana. Aquela que também pensa nos objectivos e nas consequências das tuas escolhas antes de agires. Aquela que vive o presente amando-te e amando todos os momentos da tua vida como verdadeiros actos de criação. Verás que assim as tuas escolhas serão sempre boas mesmo que de início te possam parecer restritivas ou sem sentido.

Não tens de te restringir ou absteres-te de nada apenas pensar e discernir com sabedoria o que é melhor para ti.

Para isso nunca te deves esquecer como és Amado. Amando-te e amando os outros torna-te no verdadeiro criador de todas as tuas obras.

Só assim co-criarás com Ele... Aquele que te AMA Incondicionalmente.

Fica bem.


(A Mónada)

Sem comentários: