domingo, 10 de novembro de 2019

Poesia de Rumi, poeta Sufi...


Hoje trago-vos de novo a Poesia de Rumi, poeta Sufi ao que dizem contemporâneo de S. Francisco de Assis...

Vem,
Te direi em segredo
Aonde leva esta dança.

Vê como as partículas do ar
E os grãos de areia do deserto
Giram desnorteados.

Cada átomo
Feliz ou miserável,
Gira apaixonado
Em torno do Sol.

Desde que chegaste ao mundo do ser,
uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses.

Inicialmente, foste feito homem,
com conhecimento, razão e fé.
Contempla teu corpo um punhado de pó,
vê quão perfeito se tornou!

Quando tiveres cumprido tua jornada,
decerto hás de regressar como anjo.
Depois disso, terás terminado de vez com a terra,
e tua estação há de ser o céu.


Sofreste em excesso
por tua ignorância,
carregaste teus trapos
para um lado e para outro,
agora fica aqui.

Na verdade, somos uma só alma, tu e eu.
Nos mostramos e nos escondemos tu em mim, eu em ti.
Eis aqui o sentido profundo de minha relação contigo,
Porque não existe, entre tu e eu, nem eu, nem tu.


Unos permaneçamos agora na PAZ e no AMOR incondicional...


Fiquem bem.


(A Mónada)

Sem comentários: