segunda-feira, 27 de setembro de 2021

A Cura da ALMA

O estado emocional interfere no sistema imunológico

Falando-se em eficácia, diversos fatores podem interferir na resposta individual a uma vacina, o armazenamento, o transporte do material, as condições ou as doenças de que a pessoa seja portadora e que reduzem a sua capacidade de desenvolver a imunidade, etc. Aqui, destaco um aspecto que é pouco falado, mas que é de grande importância: o emocional/espiritual.

Uma metanálise (síntese de várias pesquisas) publicada no jornal científico Brain Behavior, and Immunity, avaliou a produção de anticorpos, após a vacinação contra a gripe, de pessoas que se encontravam emocionalmente equilibradas (Pedersen et al.,2020). Nesta análise entraram dez estudos e todos eles identificaram que as pessoas mais stressadas produziam menos quantidades de anticorpos. Isto vem corroborar que o estado emocional interfere diretamente no corpo físico, incluindo no sistema imunológico, que é o responsável pelas defesas do organismo.

Na literatura espírita encontramos algumas referências importantes sobre este assunto. André Luiz (espírito de um médico canalizado muitas vezes por Xico Xavier) diz que “as depressões criadas em nós mesmos (...) plasmam determinados campos de ruptura na harmonia celular. (...) Verificada a disfunção, toda a zona atingida pelo desajustamento se torna passível de invasão microbiana (...)”.

As palavras dos Amigos Espirituais não podiam ser mais claras pois informam-nos que a vigilância dos sentimentos é o cerne, a parte mais importante, para se atingir a saúde integral.

Para desenvolver a imunidade, é preciso um movimento interior de educação da alma. E é por isso que André Luiz afirma que é nos ensinamentos do mestre Jesus (Sananda) – ao vencermos em nós a animalidade, o orgulho, a vaidade, a cobiça, a crueldade, e a avareza, assim como vivendo a simplicidade, a humildade, a fraternidade sem limites e o perdão incondicional – que vamos poder encontrar “a imunologia perfeita em nossa vida interior, fortalecendo em nós o poder da mente na autodefesa contra todos os elementos destruidores e degradantes que nos cercam e articulando em nós as possibilidades imprescindíveis à evolução para Deus”

Em si, a pandemia, não é só um convite à nossa transformação, para que haja um progresso mais rápido deste Planeta, como também a procura de imunidade (com a imprescindível ajuda das vacinas) exige de nós a educação da nossa alma.

Ao fim e ao cabo, nada acontece por acaso e tudo na Natureza nos convida à evolução...

(Texto de um médico infeciologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UNESP) e presidente da Associação Médico-Espírita de São Paulo. In Revista Espírita – Verdade e Luz de Junho de 2021)

O trabalho constante de vigilância e de cura da Alma é o mais importante. Manter o Ego e as Crenças no seu devido lugar, abrindo o coração ao conhecimento e ao AMOR, é afinal o caminho da evolução para todos.

Fiquem bem...

(A Mónada)

Sem comentários: