terça-feira, 27 de abril de 2010

Entre o EGO e a ALMA


Enquanto pensamos que a morte é o que mais separa as pessoas, o Ego desde sempre, vem fazendo esse “serviço” muito mais que ela. Não há nada que vença o Ego em termos de separações!

E como ele age?

- No Casamento e nas relações românticas: em nome do “incompatibilidade de génios”, homens e mulheres se separam, sem darem chance à flexibilidade que faria com que ambos, de comum acordo, cedessem um pouco.

Não! Para o Ego não tem acordo quando se trata de ceder. Seria rebaixar-se! Ele só entende assim.

- Nas Amizades: uma atitude ou uma palavra mal usada são, muitas vezes, suficientes para que amigos se separem, deixando cair no esquecimento as tantas coisas boas que fizeram brotar uma tão valiosa amizade.

Não! O Ego não admite erros nem pedidos de perdão. Seria abrir mão da punição! Ele só entende assim.

- Nas famílias: tantos pais, irmãos e filhos se separam, só pela necessidade de impor suas vontades, de ver "quem manda aqui", quem ganha a condição de dono da última palavra. Na maioria dos casos, numa reunião familiar, e com um pouco de humildade todos saberiam até onde ir e quando parar.

Não! O Ego quer deter o poder sobre tudo e sobre todos. Limites seriam subserviência! Ele só entende assim.

- Nas Carreiras: as pessoas escolhem seguir a mesma carreira ou carreiras diferentes, e muitas dessas pessoas gastam a melhor parte da sua vida competindo, vigiando, farejando os passos das outras, dada a necessidade de ser “o melhor”. Quando a consciência de que “o Sol nasce para todos” faria isso parar.

Não! O Ego quer ganhar sempre custe o que custar. Aceitar vitórias alheias seria fracassar! Ele só entende assim.

Em todas as situações de conflitualidade que acabam determinando separações, o Ego está presente e sempre quer ganhar.

É no carro, em brincadeiras desnecessárias; é no trabalho com críticas desnecessárias aos colegas; é nas escolas; é nas guerras, onde ganhar é uma questão de vida ou de morte, é na vizinhança…. Por todo o lado…. Infinitamente.

Pense em algo parecido não citado aqui e que tenha separado pessoas, e aí está a ditadura do Ego.

Não!

Não é a morte que provoca mais separações!
É o Ego, o filho predilecto do orgulho!


Texto adaptado de Silvia Schmidt

Mas agora não se revoltem contra o Ego nem o ridicularizem, porque ele em muitos casos nos prestou um bom serviço e nos ajudou a descobrir muitas coisas belas sobre nós mesmos, porque o Ego não é totalmente mau. Nos estágios iniciais de desenvolvimento Humano ele representa a vontade de ser e precisa de ter algum senso de auto-estima para mantê-la, até que a Alma adquira a força e o desejo pela autotranscendência. Neste ponto o Ego Divino atraído pelo verdadeiro desejo da Alma, substitui este Ego inferior que não é mais necessário para manter a percepção finita.

Precisamos de ir removendo este Ego como se fosse uma máscara que tapa o nosso Verdadeiro Eu. Por isso o que temos mesmo de fazer é ir retirando essa máscara que colocámos sobre a nossa Divina Presença e mostrar o Divino que há em cada um de nós, ou seja, aquilo que está brilhando por de trás da máscara, que é uma LUZ muito intensa, radiante e tão forte, que até por vezes podemos ver o seu brilho através da máscara.

Sintam em cada um de vós essa LUZ e AMOR… e nunca... mas nunca mais se esqueçam que as Almas nunca discutem... só mesmo os Egos.

Fiquem bem

(A Mónada)

Sem comentários: