terça-feira, 28 de agosto de 2012

A Água da Paciência


A Paciência é uma da sete virtudes Humanas que hoje em dia é muito pouco valorizada nesta sociedade moderna sempre demasiado apressada e demasiado condicionada pelas rápidas mutações sociais, económicas e até políticas. Por isso a paciência é por vezes vista como sinal de fraqueza e de falta de capacidade de decisão e escolha. Uma pessoa que use a paciência como forma de agir e de se comportar é por vezes rotulada de uma pessoa "mole". 

No entanto se olharmos para a água dos rios podemos observar o grande poder que pode ter a paciência, veja-se por exemplo como os cursos de água sulcam as rochas duras e moldam as pedras mais duras e pontiagudas. É de tal forma que até existe um ditado popular que diz: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.". Mas não se confunda no entanto a paciência com a perseverança e muito menos com a teimosia. A paciência advém da observação e do sentir do fluxo certo da energia e apenas isso. Preservar é insistir em algo que se possa considerar um obstáculo transponível, enquanto que a teimosia representa todo o esforço em vão que se aplica em algo intransponível ou inalcançável.

Voltando ao caso da água veja-se por exemplo a sabedoria desta perante um obstáculo intransponível, ela simplesmente se detém e procura, através de incrementos volumétricos, encontrar forma de o contornar e se por acaso não detém essa capacidade, então se aquieta mantendo-se no estado de menor consumo de energia possível, procurando adaptar-se às formas que a rodeiam até encontrar um caminho que lhe permita finalmente fluir em direção ao seu destino. Quando encontra, o fluir da sua própria energia permite alargar esse caminho sempre respeitando esta maravilhosa lei do Universo que é a "Lei do menor esforço".

Mas se quiserem ainda outro exemplo mais próximo da nossa natureza humana, vejamos por exemplo a grande sabedoria que representou a grande paciência de Ghandi quando enfrentou todo o poder bélico dos exércitos ingleses a quando da independência da Indía.

A virtude da paciência mesmo nos dias conturbados e caóticos de hoje, permite-nos poder ultrapassar barreiras impostas pelos egos dominados pela exigência irracional do atingir-se determinados objectivos, da sintonização que fazemos com os diversos estado emocionais alterados das diversas pessoas que nos rodeiam e que meios loucas respondem aos diversos estímulos que os média lhes impõem, enfim permitem-nos obter autênticos milagres em que ninguém acreditaria.

A paciência encerra em si mesmo a capacidade de observação e distanciamento necessários à descoberta de alternativas e soluções para os diversos problemas e adversidades que a vida nos possa trazer, para testar a nossa sabedoria e mestria. 

E tu aí que estás a ler este texto. Como está o teu nível de paciência? Quantas vezes já a perdeste hoje? Já reparaste bem no seu poder?

Detém-te perante o teu problema, aquieta o teu ser até te sentires sereno e distante da situação, intensifica o teu sentir e deixa que o teu coração a analise, que a tua mente vislumbre as melhores opções de solução e de novo voltando ao sentir do teu coração, faz as tuas escolhas e se mesmo assim não resultar... então verifica se vale a pena preservares ou se não se trata de uma mera teimosia do teu ego.

Olha e vê bem a sabedoria da água.

Bebe da Água da Paciência para teres Esperança.

Sabe que para todos os problemas existe sempre uma solução, mesmo que a não a vejas ou aches que não é a melhor opção.

Bebe da Água da Paciência para te tornares um pessoa melhor, mais feliz e mais sábia.

Bebe da Água da Paciência sempre que precisares...

Fica bem

(A Mónada) 



Sem comentários: