segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A SABEDORIA apaga o KARMA



Muitos preocupam-se com o seu Karma, classificando-o como algo de mau, como se fossem autênticas almas penadas nesta encarnação, vítimas dos seus maus comportamentos em vidas passadas. Ora não há nada de mais errado. Quando assim se pensa, por muito evoluído que já se possa ser, esta forma de pensamento obedece ao mesmo padrão de mente egoica que tudo pretende classificar e rotular com base no sistema de comparação com os outros, com o sistema de crença e mitos.

Em primeiro lugar vamos desde já esclarecer que não há karma mau nem bom, nem negativo nem positivo. Apenas há o que cada um escolher vir aprender e saldar nesta vida e mais nada. Aqui as palavras chaves são: “escolher”... sim é antes de encarnar que cada Ser escolhe o que vai vivenciar e experienciar, e “aprender e saldar”... pois todos encarnam com o propósito da evolução e por isso aprender e saldar erros cometidos no passado é essencial.

Depois lembrem-se que o mais importante são os valores que a alma aprende em cada processo encarnacional, constituindo-se por isso em Sabedoria, e não o percurso em si, com os obstáculos, problemas e dificuldades que cada Ser vai encontrar. A vida desta encarnação até pode ser muito curta e terminar abruptamente... mas suficientemente rica em experiências e vivências necessárias à evolução da alma, essa sim perpétua e que em si mesma encerra a verdadeira essência da Vida.

Assim, todos os Seres vêm com os meios necessários para aprender as suas lições, nomeadamente através do amor e de uma conduta positiva, para desta forma aliviar o seu sofrimento. Mas infelizmente, parece que se aprende mais rápido através da dor, isto é, vivenciando diretamente a consequência das escolhas e dos atos realizados.

Por vezes é preciso experienciar a dor repetidamente, vida após vida, para por fim esse Ser aprender o que resulta ou não. Poder por isso aprender pelo velho método da tentativa-erro, até ganhar a sabedoria suficiente, esgotando todas as opções.

Por exemplo: Se tentarem obter dos outros o que desejam, através da manipulação dos que vos estão mais próximos, forçosamente vão criar e arranjar diversos problemas de relacionamento, conflitos, zangas, ressentimentos e até ódios. Até que, depois de muitas relações destruídas, finalmente vão acabar por chegar à conclusão, de modo intuitivo, que este não é o melhor caminho. Que o importante é aceitar as outras pessoas tal como elas são, sem tentar moldá-las do jeito que gostariam que elas fossem. E isto pode passar-se nesta ou numa próxima vida. Tudo dependerá na velocidade do processo de aprendizagem de cada um.

Como podem ver, neste pequeno exemplo, a sabedoria adquirida pela experimentação e a vivência, apaga muito naturalmente o Karma, e todo aquele sofrimento e dor que  no fundo era auto-infligido de forma indireta, sem termos plena consciência disso. Com as nossas escolhas poderemos criar o inferno ou o paraíso nas nossas vidas. A Escolha é de cada um. Não vale a pena encontrar culpados, ou sequer julgar-se que é vítima de qualquer obra do acaso, ou pior, olhar para a dor e o sofrimento como uma espécie de “cruz” que temos de suportar, como uma espécie de fatalidade ou de castigo divino.

Deus Pai/Mãe de toda a Humanidade, é absolutamente Misericordioso, e por isso incapaz de castigar qualquer dos seus filhos muito amados. 

Assumam por isso as vossas escolhas de forma responsável, assumindo as consequências e aprendendo com elas o que necessitarem de aprender de forma a constituir a vossa própria Sabedoria de Vida, pois só ela é que poderá apagar o vosso Karma.

Considerem essas escolhas em todas as áreas da vossa vida: egoísmo/partilha, ganância/altruísmo, desonestidade/honestidade, julgamento e crítica/não julgamento, preocupação/entrega, culpa/responsabilidade.

Se a sua vida está  a passar por uma grande turbulência e está a sofrer, seja qual for a origem da sua dor e sofrimento, por favor pondere e coloque-se as seguintes perguntas:

- O que é que tenho de mudar na minha vida para que esta dor e sofrimento cessem?

- O que é que esta dor e sofrimento me proporcionam aprender?

Lembre que só a Sabedoria apaga o Karma.

O Karma, esse... É apenas a bendita dor que proporciona a sua evolução.

Fiquem bem

(A Mónada)

2 comentários:

Luz13 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luz13 disse...

Dê uma olhada no blog: http://deolhonomundoblog.wordpress.com/ Abçs.