terça-feira, 22 de março de 2016

A Dopamina – o neurotransmissor da motivação e da atenção


Existem mais de 100 biliões de neurónios no corpo humano – tantos quanto as estrelas da Via Láctea e eles comunicam entre si através de substâncias químicas chamadas neurotransmissores.

A dopamina é o neurotransmissor responsável pela motivação, vontade e atenção. A sua baixa concentração no nossos organismo provoca vários distúrbios mentais, como por exemplo: a depressão, as dependências, o transtorno do deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e em casos mais graves a esquizofrenia. No entanto, os sintomas mais evidentes são:
- Falta de motivação,
- Apatia,
- Procrastinação,
- Incapacidade de sentir prazer,
- Baixa do libido,
- Problemas de sono,
- Mudanças de humor,
- Desespero,
- Perda de memória e
- Incapacidade de se concentrar.

Para compensar um nível mais baixo de dopamina normalmente as pessoas procuram e por vezes abusam: da cafeína, do álcool, do açúcar, de drogas, das compras, de jogos de vídeo, do sexo, do poder, ou de jogos de azar. Por isso a dopamina está muitas vezes associada aos mais diversos vícios humanos e são inúmeras as ofertas que a sociedade moderna dispõe para tentar satisfazer de forma ilusória essa necessidade. Não tem que recorrer ao “sexo, drogas e rock’n’roll”, para aumentar seus níveis de dopamina, pois há formas bem mais saudáveis e comprovadamente mais eficazes para o fazer.

A dopamina é produzida a partir de um aminoácido - a tirosina. Alimentar-se com uma dieta rica em tirosina poderá garantir-lhe uma boa base necessária à produção da dopamina. Os alimentos ricos em tirosina são: a amêndoa, a maçã, o abacate, a banana, a beterrabas, o cacau, as favas, os vegetais de folhas verdes, o chá verde, o feijão, a farinha de aveia, os vegetais marinhos, as sementes de abóbora, a curcuma, a melancia, o gérmen de trigo, etc..

No entanto, tal como acontecia com a Serotonina, também a produção de dopamina pode ser estimulada pelo exercício físico, de preferência ao ar livre, nomeadamente através de exercícios suaves, sem esforçar em demasia o corpo, como sejam: o yoga, o tai chi, o qi gong, ou o chi kung.

Segundo diversos estudos, também a meditação regular propicia níveis superiores de dopamina, que melhoram a capacidade de aprender, a criatividade, o relaxamento profundo e a atenção.

Por carência de dopamina, mesmo tendo sucesso na vida, não se torne numa espécie de “lobo” em caça constante de mais sucesso e poder, movido pelo vício, pela ganância e pela luxúria.

Amar e ser amado é sempre o melhor caminho para o sucesso na vida, quer como pessoa, quer como ser espiritual e eterno que é.

Fica bem...

(A Mónada)

Sem comentários: