quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Evolução


"Que relação existe entre a serpente e a pomba? Elas representam os dois aspectos opostos da mesma energia: a energia sexual. A pomba é precisamente a serpente sublimada. Ela ensina-nos que tudo aquilo que rasteja no solo pode, um dia, tornar-se capaz de se lançar nos ares e voar.

A serpente representa a força sexual primitiva, e ela é muito manhosa! Como está escrito no Génesis: «A serpente era o mais manhoso de todos os animais dos campos que Deus fizera.» É impossível enumerar todos os meios a que os humanos podem recorrer para escapar à serpente, mas ela apresenta e arranja as coisas de tal forma que, na maior parte das vezes, acaba por triunfar. Alguém diz: «Eu não sucumbirei à tentação, resistirei...» Mas, como não previu a cilada que a serpente seria capaz de lhe lançar, no último minuto cai nessa cilada. E continuará a cair até conseguir transformar nele a serpente em pomba, isto é, transformar o amor humano em amor espiritual, que o arrancará à terra e o fará conhecer a liberdade dos espaços infinitos."

Neste texto Omraam Mikhaël Aïvanhov aborda a nossa natureza terrena. Já em outras culturas e religiões, por exemplo no hinduísmo, a serpente representa esta mesma energia que lhe chamam de Kundalini, como sendo o poder espiritual primordial ou energia cósmica que jaz adormecida no Múládhára Chakra, ou chakra da raiz, e que serpenteando e subindo vai activando os potenciais de consciência dos nossos 7 Chakras.

Conta a lenda que a energia serpenteante da Deusa Kundalini shakti está enrolada 3 voltas e meia na base do chakra da raiz e que a evolução de cada ser humano é metaforizada pelo caminho que esta faz ao encontro do seu muito amado Shiva. No caminho ela terá de activar cada um dos 7 chakras desencadeando no Ser a consciência divina que o conduz à iluminação plena.

Esta energia, como refere o autor, é a que nos liga à Terra. A pomba representa o Ser Divino a que nos ligamos e a que pertencemos… A Serpente sendo manhosa, no entanto é a energia que nos permitirá Ascender.

Reconhecer a manha da serpente que há em nós significa auto-conhecimento e só através do auto-conhecimento é que conseguiremos, através da experiência, evoluir. Ceder às tentações é humano, mas reconhecer essas mesmas tentações, aprender com os erros e avançar no caminho do amor incondicional é Divino e representa o nosso propósito Maior.

Só quando a nossa consciência se tiver expandido, ao ponto de entendermos o que ela significa na imensidade do Infinito, então sim, chegaremos ao nosso destino, mas para isso teremos de através da densidade transcendê-la e transmutá-la num imenso Oceano de AMOR.

Estar na nossa vida terrena mas com a consciência do Ser Divino que somos é um importantíssimo passo. Precisamos agora de através do AMOR trazer o Divino que já mora em cada um de nós para todas as actividade do nosso dia-a-dia.

És capaz de, vivendo o teu agora, percorreres o teu caminho sempre ligado à Suprema e Amorosa Consciência de Mãe/Pai? Quando o fores então transformaste-te num AVATAR e serás a manifestação de Deus na Terra.

Eu sei que um dia lá chegarás...

Sente-te profundamente AMADO.

Fica bem

(A Mónada)

Sem comentários: