segunda-feira, 30 de maio de 2022

Só a Perseverança existe a teimosia não...



A perseverança é a principal qualidade dos campeões e não o esforço, ainda que este seja indispensável para o atingir os objectivos e o fazer acontecer do triunfo.

Porém, existe uma certa confusão entre esta virtude e a teimosia. A teimosia existe quando insistimos num qualquer erro, só para satisfazer o nosso ego. Não importa se acreditámos cegamente nele. Ele só se torna em teimosia no momento em que ficamos conscientes do erro e continuarmos a insistir nele.

No entanto, aos olhos dos outros, tudo em que não se acredita e se insiste, seja por quem for, parece ser teimosia independente do próprio teimoso. Se este se tornar obcessivamente obstinado então, hoje pomposamente, aplica-se o rótulo de processo de radicalização e fanatismo.

Lembremos que a mente humana tem como suporte material o funcionamento do cérebro, o qual por sua vez depende grandemente das redes neurais que se formam e que se modificam constantemente, e de um conjunto de neurotransmissores produzidos em diversos pontos do corpo, que condicionam fortemente os nossos estados emocionais.

Assim, tal como qualquer órgão, o cérebro também pode adoecer e deixar de funcionar bem, induzindo e ampliando crenças e mitos que condicionam os nossos comportamentos e a nossa própria energia.

Se assim é, a teimosia só por si não existe. Apenas existe a perseverança pois a teimosia não seria mais do que uma patologia cerebral, mesmo que momentânea, em função do sistema de crenças e da manutenção do ego erróneo.

Com isto não queremos desculpar os teimosos, apenas que cada um deixe de os ver como tal. A teimosia só por si não pode existir antes de uma qualquer mente humana reconhecer o erro e para tal é preciso reconhecer essa mesma teimosia dentro de si mesmo. Lembre-se sempre que tão teimoso é aquele que é julgado como o que o julga.

Só quando formos capazes de ver apenas a perseverança mesmo naqueles teimosos mais fanáticos ou radicalizados é que poderemos viver a compaixão. Provavelmente isto será terrivelmente difícil e até absurdo de pedir para todos aqueles que já sofreram de alguma forma com a teimosia alheia. Mas lembrem-se que o perdão passa sempre por descobrimos em nós a divindade do outro, mesmo quando este nos agride.

Por isso só a perseverança existe e ela é a base do sucesso de todos os campeões. Ela representa o verdadeiro poder da sua força de vontade. Ela é a base da Fé que remove montanhas e proporciona os milagres.

Para aprender a ser perseverante, aprenda primeiro a sentir-se sempre muito amado.

Fiquem bem

(A Mónada)

Sem comentários: