domingo, 14 de março de 2010

Anatomia Oculta do Ser Humano


"Pode-se definir a vida como o resultado das trocas que nós fazemos com toda a Natureza. A vida é toda ela feita de trocas.

As manifestações mais evidentes disso são a alimentação e a respiração, e, se estas trocas são obstruídas, isso provoca o enfraquecimento, a doença e a morte. Mas as trocas que nós devemos fazer para viver não se limitam à alimentação e à respiração. Ou, para ser mais preciso, elas consistem em nutrir-se e em respirar também nas diferentes regiões do Universo para alimentar os nossos corpos subtis: os corpos etérico, astral, mental, causal, búdico e átmico.

Quando compreenderdes como é possível encontrar no Universo o alimento conveniente para os vossos diferentes corpos, sentireis a vossa vida como uma imensa sinfonia. Mas é preciso começardes por restabelecer as comunicações a fim de que as correntes de energias possam circular entre o Universo e vós. E o restabelecimento dessas comunicações só pode ser feito por um trabalho do pensamento."

Texto de Omraam Mikhaël Aïvanhov


O Universo está dividido em sete planos e o homem em sete princípios ou aspectos da sua manifestação. O mundo que percebemos com nossos sentidos constitui o mundo ou plano físico. Existem porém, coisas e seres que nós não vemos e nem sentimos habitualmente, porque os nossos órgãos dos sentidos não estão adaptados para isto.

É preciso notar que estes planos ou mundos não se encontram separados, eles ocupam o mesmo espaço que o nosso plano ou mundo físico. Não percebemos sua existência porque vibramos diferentemente, assim como não estamos adaptados para sentir vibrações dos raios ultravioleta, dos raios X, das ondas hertzianas, etc.

Estes sete tipos de aspectos cada vez menos densos formam sete planos de vibração ou mundos, cada um com sete subplanos. São, do mais denso para o menos denso:


Mundo físico ............................ ou plano físico
Mundo astral ............................ ou plano astral
Mundo mental ........................... ou plano mental
Mundo intuicional ...................... ou plano búdico
Mundo espiritual ........................ ou plano átmico
Mundo monádico ....................... ou plano anupadaca
Mundo divino ............................ ou plano adi


Cada plano ou mundo é constituído por um éter especial, com características que lhe são próprias.

O plano físico compreende uma parte visível, constituída pela matéria física nos seus 3 estados: sólido, líquido e gasoso. E, uma parte invisível, constituído de matéria nos quatro estados etéricos.

O plano ou mundo astral, frequentemente chamado Kamaloka (lugar dos desejos), é constituído por 7 sete regiões ou subplanos.

O plano ou mundo mental, compõem-se também de 7 subplanos. Os quatros inferiores constituem o que se chama plano mental inferior ou Manas inferior, ou "céu inferior", ou ainda Devachan ou Devacan; é o nível rupa (forma), em que existem formas. Os três subplanos superiores do plano mental constituem o plano mental superior, ou Manas superior, ou "céu superior", ou ainda plano causal; é o nível arupa, em que não existem formas tais como as concebemos.

Os planos monádico (ou anupadaca, ou paranirvânico) e divino (ou adi, ou mahaparanirvânico), são-nos totalmente incompreensíveis e desconhecidos.

A clarividência não é senão a faculdade de nos pormos em vibração correspondente com a matéria dos planos superiores ao plano físico, percebendo assim o que se passa neles.

Em próximos postes falaremos dos 7 corpos subtis do ser humano e o que os destingue… Fica atento!!!...


Até lá tentem manter alinhados os vossos chakras, sendo que o principal instrumento para isso é a qualidade dos pensamentos. Fiquem pois muito atentos a eles e...

Fiquem bem


(A Mónada)

Sem comentários: