segunda-feira, 22 de março de 2010

OS CORPOS OCULTOS DO SER HUMANO


Convém não confundir "princípios" com corpos. O homem tem 7 "princípios" e seis corpos. Os sete princípios correspondem às sete energias dos planos do mundo. Os seis corpos, formados por alguns dos princípios correspondentes são: corpo físico, etérico, astral, mental, causal e búdico.

O princípio átma não tem corpo especial.

1. CORPO FÍSICO

O nosso corpo físico é composto de matéria do mundo ou plano físico. No plano físico a matéria física apresenta-se em 7 estados: sólido, líquido, gasoso e os quatro estados etéricos.

O corpo composto de matéria física decompõem-se em: parte visível, constituída pela matéria física nos três primeiros estados - é também chamado de corpo físico denso. É o veículo das atividades vitais e corporais, das sensações físicas de fome, sede, etc.

2. CORPO ETÉRICO

É a parte invisível constituída por matéria física nos quatro estados etéricos que formam o corpo etérico que também é chamado de duplo etérico. O corpo etérico molda-se célula a célula, órgão a órgão ao corpo denso, confundindo-se intimamente com este e ultrapassando-o ligeiramente.

A substância etérica, da qual se compõe, é extremamente móvel, sem órgãos caracterizados, porém apresenta vórtices ou chakras, que são centros de energia e pontos de ligação com os corpos superiores.

A função do corpo etérico e absorver energia da Vida ou Cósmica, ou seja, a vitalidade universal (chamada pelos hindus: Prana ou Jiva), especializando-a e distribuindo-a pelo corpo denso e servindo também de união entre este e o corpo astral. Transmite ao corpo astral a consciência dos conctatos sensoriais físicos permitindo a descida ao cérebro físico e ao sistema nervosos, da consciência do nível astral e dos níveis superiores ao astral.

3. CORPO ASTRAL

Existe uma energia ainda mais subtil do que a etérica: é a astral. Apresenta também, sete diferentes espécies e forma consigo e com outros Seres um outro Plano de existência a que se chama Mundo ou Plano astral.

No corpo humano, reside uma energia astral, constituindo o chamado corpo astral, que se molda exactamente ao corpo físico denso e ao corpo etérico, ultrapassando-o ligeiramente.

O corpo astral é o veículo de seus desejos, emoções e paixões, das mais baixas às mais elevadas, segundo seja o nível de sua natureza psicoanímica. Geralmente visível aos clarividentes, é brilhante, mas sua forma e suas cores são variáveis nas pessoas comuns, cujos sentimentos e desejos estão constantemente mudando, de acordo com as influências externas.

Todavia, nas pessoas espiritualmente evoluidas, a sua forma é mais estável, ordenada e áurica, e sua cor perolizada se assemelha à luz da lua que se projecta sobre as águas e é susceptível de ser modificada tão somente por impulsos e vibrações projectadas do interior do indivíduo. Neste caso, é um veículo de consciência, que pode ser usado e movimentados no plano astral circundante, durante a noite ou dia enquanto o corpo físico dorme. Sua qualidade e sensibilidade superiores acentuam-se e desenvolvem-se na medida que o indivíduo se torna menos egoísta e mais altruísta, atento aos sofrimentos de outros e ao auxílio que lhes é devido. Torna-se então, o corpo astral, num canal pelo qual podem fluir o mais puro e intenso amor e as mais elevadas emoções, que caracterizam as almas mais adiantadas.

A estas projecções ou movimentos da nossa consciência no plano astral designam-se habitualmente por viagens astrais.

4. CORPO MENTAL

O corpo mental, veículo dos pensamentos concretos, é constituído por energia dos quatro subplanos mentais inferiores, sua constituição é tanto mais elevada e sua forma e desenvolvimento mais perfeitos, quanto mais evoluído for o indivíduo.

É uma massa ovóide, que interpenetra e ultrapassa os corpos astral e físico e, apresenta em seu centro um núcleo mais denso, semelhante ao corpo físico.

É nele - e não no cérebro - que se originam e se manifestam os pensamentos, com formas e cores definidas, segundo suas qualidades específicas. Por meio do corpo astral, o corpo mental actua no plano físico ao produzir as manifestações da inteligência. À medida que o homem progride espiritualmente seu corpo mental cresce em tamanho e em brilho. É o corpo da dedução lógica, do raciocínio e dos pensamentos concretos.

5. CORPO CAUSAL

O corpo causal é constituído pela energia dos 3 subplanos superiores do plano mental. É o veículo dos pensamentos abstractos, dos altos ideais e o receptáculo da memória das vidas passadas.

Nele subsiste a recordação das vidas passadas e ficam em potencial, as qualidades e defeitos adquiridos durante a vida física. Ele é eterno, indestrutível enquanto dura a evolução humana. Os precedentes são mortais. Deve seu nome ao fato de nele residiram as causas que se manifestam como efeitos nos planos inferiores.

As experiências de vidas passadas, armazenadas no corpo causal são a causa da atitude geral tomada em relação à vida e às acções empreendidas.
Resumidadmente, podemos dizer que ele tem duas funções principais:

1. Agir como veículo do Ego: o corpo causal é o "Corpo de Manas", a forma-aspecto do indivíduo, o homem real, o pensador.

2. Agir como um receptáculo ou depósito para a essência das experiências do homem em suas várias encarnações. O corpo causal é aquele no qual fica tecido tudo quanto possa resistir, e onde estão depositados os potenciais das qualidades que devem ser levadas para a próxima encarnação. Vemos, assim, que a manifestação inferior do homem, isto é, sua expressão nos corpos mental, astral e físico, depende basicamente, do crescimento e do desenvolvimento do homem real, do próprio homem enquanto ser humano.

Cada indivíduo deve ter, necessariamente, um corpo causal. É a posse desse corpo que constitui a individualidade.

6. CORPO BÚDICO

O corpo intuicional ou búdico, às vezes chamado espiritual, o que pode dar lugar a confusões, é formado de energia consciencial do plano búdico; é imortal.

Está em desenvolvimento no homem comum. É o veículo da intuição divina, do sentimento de não separatividade e de Fraternidade Universal. O princípio búdico não está ainda individualizado em corpo, no homem comum.


O princípio espiritual ou atma é, por assim dizer, um simples fio que liga o homem à divindade, por enquanto, e lhe proporciona a sensação de unidade com todos os seres e com o Universo.


Todos os vários corpos do homem devem ser vistos como revestimentos ou veículos que permitem ao Ego o funcionamento em alguma região definida do universo. Durante a vida física, o corpo físico, o corpo etérico e o corpo astral mantém-se unido pelo seu princípio vital: O Prana.


Os corpos formam, ao redor do corpo denso, o que se denomina "aura", pois o ultrapassam. Quanto maior o desenvolvimento espiritual do indivíduo, tanto maior é sua aura.


Voltaremos a este assunto mais tarde e com mais informações gnósticas...


Fiquem pois atentos.


Fiquem bem


(A Mónada)

Sem comentários: