quinta-feira, 14 de agosto de 2014

CARIDADE


Ser-se Caridoso não é a mesma coisa que ser-se solidário. Quando partilhamos algo com um irmão sem questionar nada, isso é ser-se solidário, muitas vezes nem é preciso sabermos a quem objetivamente se destina a nossa partilha. Somos também solidários quando defendemos causas comuns, emoções comuns e até pensamentos.

Mas tudo isto não nos faz pessoas caridosas. Tão pouco não passa de uma mera caridadezinha, dar um donativo na rua a quem nos pede ou até mesmo quando damos de comer a quem diz ter fome e depois seguir na nossa vida indiferentemente.

Afinal o que é ser-se conscientemente caridoso?

É quando estamos verdadeiramente disponíveis para amar o outro e isso passa necessariamente por o querer conhecer melhor, saber as suas necessidades e sobretudo conhecer quais são as causas dessas mesmas necessidades, sem no entanto nos imiscuírmos na sua vida, ou seja, sem querer manipular, criticar as suas escolhas ou dar sermões de bem fazer, pois isso seria violar o princípio do Livre Arbítrio.

Ser-se Caridoso é com certeza matar a forme aos famintos, corresponder às primeiras necessidades daqueles que se cruzam connosco, mas não é apenas isso, ou melhor, esta é a parte mais fácil de todo o nosso envolvimento Caridoso.

Vejamos o ensinamento de Lao-Tsé que diz: “se deres um peixe a um homem faminto é matar-lhe a fome num dia, enquanto que se o ensinares a pescar é alimentá-lo para toda a vida”... Ele significa que há que cuidar também em ajudar a pessoa na sua reinserção social, de forma a que ela possa retornar à sua verdadeira dignidade social em busca da sua própria felicidade e realização pessoal.

No entanto, toma a atenção para não dares nada, só para te descartares dos teus próprios sentimentos de culpa, mágoa, raivas... ou até porque simplesmente te julgas uma excelente pessoa e o queres provar a ti próprio, pois nada disto é ser-se caridoso. Quando quiseres sê-lo pensa antes como gostarias que te fizessem a ti próprio, dirigindo ao outro sempre uma energia de AMOR e LUZ.

Viver a Caridade é viver a compaixão de quem partilha de forma consciente, ajudando o irmão a levantar-se sem nada objetar e criticar e, a retornar à sua essência de LUZ e AMOR em linha com o seu Propósito Maior. Isto sim é que é a verdadeira Caridade.

Não queremos com estas palavras que renuncies aos teus atos solidário, apenas apelamos que o faças da forma mais consciente, bela, límpida, sincera e íntegra, em teu próprio benefício e do teu irmão.

Lembra-te sempre que todos somos UM e cada um é filho de Deus e por ele sempre muito Amado.

Vive por isso em comunhão com Deus Pai/Mãe e com todos os teus irmãos como se todos fossemos UM só.

Fica bem


(A Mónada)

Sem comentários: