sábado, 23 de agosto de 2014

PACIÊNCIA


A Paciência é também uma virtude e um valor que a Alma Humana deve aprender. Ela consiste basicamente na capacidade de manter o controlo emocional equilibrado em momentos de adversidade, ao longo do tempo e sem nunca perder a calma.

Ainda que isto seja uma definição comum, há que distinguir determinados comportamentos ou emoções que possam gravitar em volta desta virtude. A resignação e o alheamento são atitudes que nada tem que ver com a paciência e que correspondem à desistência do ser perante as situações que ele deve enfrentar. Paciência também não é incapacidade de lidar com determinada situação ou problema.

Como todas as virtudes humanas têm por base o AMOR, por isso devemos de ir em busca do que faz com que lidemos com paciência perante a adversidade ou as situações que nos possam trazer dor e sofrimento. Onde o AMOR Incondicional do Eu Divino do Ser se transforma em Paciência.

Por isso sente como deverias de agir cheio de AMOR e a sentir-te profundamente AMADO, quando te encontras perante situações que te possam irritar, revoltar, desagradar, exasperar, enfim... causar-te qualquer tipo de desconforto.

Um ser que se sente plenamente Amado sabe que todos esses momentos são provações ou se quiser, momentos em que nos colocamos à prova para ver se aprendemos a lidar com eles através do AMOR. Assim, procura perceber onde se encontra a oportunidade de aprendizagem, tentando olhar para a situação de outros pontos de vista. Por exemplo, quando olhamos a situação através dos olhos do outro que nos está a provocar esse grande desconforto, com AMOR, normalmente sobrevêm um sentimento que está muito próximo da paciência e que é a tolerância.

Se agora expandirmos a nosso ponto de vista para a visão do Ser que tudo observa e nada objeta, critica ou julga, então a tolerância torna-se compreensão e entendimento Divino, que tudo perdoa e aceita. Mas atenção, esta aceitação não significa de forma alguma resignação ou cedência, apenas significa que devemos reforçar ou demonstrar de novo os limites onde a interferência energética do outro deve ir e isso deve fazer-se através de outro sentimento que é a compaixão.

Na prática, a paciência faz desaparecer todas as emoções nefastas de intolerância, atua com se fosse água que tudo lava e limpa deixando apenas a pureza, o brilho e o esplendor do Ser Divino que todos são.

Aprende por isso a beber todos os dias, e logo de manhã, esta “água” da Paciência. Faz com que perdoes tudo e todos que te possam ter magoado no passado, como se cada momento que vives fosse o primeiro e o último da tua vida.

Nunca desistas de ti e de te sentires bem contigo mesmo, o que é o mesmo que te sentires sempre muito AMADO e Abençoado por Deus Pai/Mãe.

Afinal, a Paciência de Deus perante as falhas humanas não é mais do que a Divina e Suprema Misericórdia suportada na Compaixão do Pai/Mãe pelos os seu filhos muito Amados que todos são.

Vive pois também essa Paciência. Bebe todos os dias a tua “água” da Paciência para que também te possam chamar de misericordioso.

Fica bem...


(A Mónada)

Sem comentários: