segunda-feira, 25 de junho de 2018

Dar e Receber


"Não espereis que sejam os outros a trazer-vos a vida, a trazer-vos o amor, a trazer-vos a alegria. Vós é que deveis primeiro abrir em vós as fontes da vida, do amor e da alegria. Para se receber, é preciso começar por dar. E vós possuís tantos tesouros ocultos em vós! Por que é que não há de transparecer nada disso no exterior? Deixai de lado todas as razões que tendes para estar tristes, procurai antes as que tendes para estar alegres. Pela alegria dá-se e pela tristeza tira-se, toma-se algo para si. Se em certos dias vós não conseguis rir é porque vos afastastes da via justa.

Vós tendes preocupações... Mas encontrais um familiar, um amigo ou alguém que simplesmente conheceis: esforçai-vos por descobrir algo de interessante, de agradável, para lhe dizer, podeis até contar-lhe uma anedota divertida. Ride juntos! Ao fazer-lhe bem a ele, também fareis bem a vós, pois o que ele sentir virá em eco até vós e aliviará o vosso fardo."

Mais um texto belíssimo de Omraam Mikhaël Aïvanhov que ensina uma das formas de nos tornarmo-nos cada vez mais felizes, mesmo para quando enfrentarmos a adversidade.

Podes pensar que a única forma de seres generoso e caridoso é partilhar bens materiais com os outros, no entanto, um simples gesto, palavras de apreço, de alegria, de partilha de sentimentos e emoções positivas, são tão ou mais importantes que todos os bens materiais que possas partilhar.

Rir é uma expressão de alegria que está muito próximo do chorar, que pode ser uma expressão de tristeza. No entanto também choramos a rir e rimos e choramos logo de seguida. Tu podes transformar qualquer tristeza em alegria simplesmente porque podes partilhar a tua alegria com os outros. Outras vezes podes ser simplesmente um veículo de esperança ou de serenidade que os outros precisam naqueles momentos em que estiverem perturbados e sós.

Tudo isto é de extrema importância pois com estes simples gestos generosos podes aliviar o fardo de muita gente.

O que talvez não soubesses e que é importante que ganhes consciência disso, é que também tu és beneficiado por toda esta partilha ou dádiva que possas oferecer aos outros. Sem que te apercebas, também tu e o teu interior vai mudando, tornando-se muito mais positivo, alegre e feliz.

Na base de toda esta transmutação de energias mais densas está uma das leis básicas do desenvolvimento espiritual de todos os seres, que é a Lei do Dar e Receber. Que simplesmente diz que se queres receber algo começa por dar o que julgas poder receber mas de preferência dá simplesmente sem nada esperares em troca.

Os ensinamentos populares referem que, normalmente, o resultado decorrente desta Lei é que recebes em dobro o que dás, se o fizeres de forma condicional ou premeditada. Mas podes receber muito mais se a tua dádiva for incondicional espontânea e desinteressada.

Perante isto de que estás à espera para mudar a tua vida mudando a vida dos outros que amas e que estão perto de ti? É assim tão difícil partilhar a tua Luz, a tua alegria, a tua paz, a tua esperança, assim como parte do que tens, se já sabes que o Universo te devolve sempre mais do que dás?.

Tens dúvidas?!?!? Então desafia-te e desafia o Universo e verás.

Sente-te depois, agora e sempre muito Amado.

Fica bem.


(A Mónada)

Sem comentários: