sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Superação


"Nunca se sabe o que pode levar certos seres a superarem-se. Por vezes, eles não têm nem a coragem, nem poder para fazer qualquer coisa por eles mesmos, mas o desejo de ajudarem uma outra pessoa, de a socorrer, desencadeia uma energia de que eles não tinham ideia.

Havia uma certa mulher que estava paralisada. Há anos que ela quase não se mexia. Mas, numa noite, desencadeou-se um incêndio lá em casa. O filho dessa mulher, que dormia noutro quarto, estava em perigo e não havia ali ninguém para intervir. Então, subitamente, ela levantou-se e foi buscar o filho. Ao saberem disso, os vizinhos não conseguiam acreditar. No entanto, era verdade: o seu amor pelo filho tinha sido mais forte do que a paralisia. Por isso, amai! O vosso amor dar-vos-á a inteligência para saberdes o que deveis fazer e a força para o realizar. Pensais que não tendes saber nem poder? Amai! O saber e o poder virão."

Mais um belíssimo texto de Omraam Mikhaël Aïvanhov que ilustra o poder do Amor nos processos de Superação.

No entanto, há que ter em atenção o poder da mente. Esta quando impulsionada pelo Amor torna-se una com o Divino e é aí que se desencadeiam os verdadeiros milagres de poder pessoal.

Devido há negatividade que se vai instalando, ao longo do tempo e durante as nossas vidas, é a perda do poder pessoal e os bloqueios que se vão constituindo em crenças limitadoras. Começa por se achar que não se consegue mas ainda se vai realizando alguma coisa até que deixamos de conseguir mesmo.

Tudo isto vamos permitindo que aconteça sem nos apercebermos que somos nós próprios que nos condicionamos, com formas de pensamento como por exemplo: “Eu não sei se sou capaz” ou “Eu não sei se consigo”. Com elas vamos elaborando uma espécie de programação mental que na prática assume: “Eu não sou capaz” ou “Eu não consigo” e que vai tomando conta dos nossos processos diários até que o bloqueio ou a limitação se tornam um facto na nossa vida, fazendo com que, no limite, não possamos aspirar mais a atingir os nossos desejos e objectivos.

Com isto normalmente surgem o desânimo, a ansiedade e a finalmente a depressão. Infelizmente estes mecanismos de perda de autoestima e de vontade  fazem parte atualmente da condição humana nas sociedades. O problema principal é que normalmente procuramos culpados das nossas misérias no passado e projetamos medos continuamente para o nosso futuro, entramos num ciclo vicioso muito complicado. Pois o medo de falhar e de não conseguir é o que mais nos paralisa.

Ora o que nos ensina Aïvanhov é que há um caminho de retorno. A isto chama-se de Superação e na sua base está o restabelecimento do fluxo do AMOR em nós. Não precisamos necessariamente de ser impulsionados pelo Amor a um filho, numa situação extrema como ilustra este autos, pois o Amor é a nossa essência.

É neste Amor que se torna necessário fazer renascer a vontade de mudança, para que possa renascer depois também a força de vontade, para que nos possamos ir superando aos poucos e poucos, até que o que nos parecia impossível aconteça.

Lembrem-se que existe em cada um de nós e nas nossas próprias células, uma imensidade de energia que, una com o Amor e com a Fé, remove montanhas.

Sintam-se por isso sempre muito Amado para que possam sentir o renascer do poder desse mesmo Amor.

Fiquei bem...


(A Mónada)

Sem comentários: