domingo, 16 de dezembro de 2018

No esplendor da nossa Divindade



"Ouve-se repetir muitas vezes que a liberdade é o bem mais precioso! E que lutas os humanos travaram e ainda travam para a conquistar! Muitos até sacrificarem a vida por ela. Mas, quando ficam livres, o que é que eles fazem? Dir-se-ia que essa liberdade lhes pesa, que eles não sabem o que fazer com ela.

Agora, que já não têm contra quem ou quê combater, que já nada os impede de se deslocar, de agir, de exprimir as suas opiniões, eles aborrecem-se e, para se distraírem, metem-se em grandes enredos. Quantas vezes não se tem visto isto? A liberdade é a melhor das coisas, mas com certas condições.

Quereis ser livres? Perguntai primeiro a vós próprios o que fareis com essa liberdade. Para que vos servirá poder ir e vir livremente se transportais pensamentos, sentimentos e desejos que vos atam de pés e mãos e que acabarão por vos pôr na cama?

A única liberdade que vale a pena conquistar é a liberdade interior: ela é que vos permitirá descobrir as verdades essenciais de que necessitais para vos orientardes e serdes apoiados na vida. Todas as maravilhas do céu e da terra estão em vós e em vosso redor… mas, para as ver, para as compreender, precisais de ser livres, interiormente livres."

Mais um texto de Omraam Mikhaël Aïvanhov que nos faz refletir e que nos coloca a questão da Liberdade, tema que até hoje, muito políticos e intelectuais abordam como sendo o direito base devidamente consagrado nos Direitos Humanos, mas sempre concebido de uma forma superficial e até leviana. Aliás, a propósito da Liberdade muitas atrocidades se têm cometido no Planeta em seu nome e contra o próprio Ser Humano.

Verdadeiramente a Liberdade do Ser não se conquista com revoluções ou com o derrube dos ditadores, mas sim com o fim do desejo e da ambição materialista. Pois toda a Liberdade socialmente conquistada exige responsabilidade de acordo com as normas vigentes e socialmente aceitáveis. Por exemplo: se eu desejar matar alguém eu não posso ter a liberdade de o fazer e ficar impune. Eu só sou verdadeiramente livre se simplesmente não desejar matar ninguém.

Mesmo quando desejamos a prosperidade e abundância na nossa vida, se nos fixamos meramente nas suas respetivas formas materializadas baseadas nas crenças e mitos que temos, obviamente que depois ficamos sempre presos à responsabilidade que elas nos possam gerar. Por exemplo: se eu desejar ter muito dinheiro, pois isso corresponde à minha crença de abundância, então depois tal vai-me deixar preso à responsabilidade de o gerir, saber onde o aplicar e a mantê-lo em sítio seguro sem se desvalorizar ou ser roubado.

Agora se desejarmos a prosperidade e a abundância de uma forma imaterial, então estamos a desejar sentirmo-nos assim: prósperos e pleno dos atributos que a alma necessita, e disso já não temos qualquer responsabilidade, pois são atributos da própria alma, como forma de atingirmos a felicidade.

Na prática isso corresponde a eliminar os desejos e as ambições materiais, pois elas são consequências naturais da aplicação da Lei da Atração quando nos sentimos assim. Ou seja, penso e sinto-me pleno e feliz e estarei a atrair todos os recursos que necessito para que me continue a sentir-me como tal. Já pensaram nisso? 

É por isso que o autor do texto nos diz que a única liberdade que vale verdadeiramente a pena conquistar é esta liberdade interior de sentir todas as maravilhas do Céu e da Terra em nós próprios, ou seja, no esplendor da nossa Divindade. 

Por isso sintam-se sempre profundamente Amados para que possam sentir a presença do Ser Divino que vos ama sempre incondicionalmente dentro de vós.

Fiquem bem...

(A Mónada)

Sem comentários: