quinta-feira, 21 de março de 2019

Cuidar da Mente


Cuidar da mente é o mais importante se quisermos ter uma boa saúde, mais do que termos uma alimentação saudável ou fazer ginásio ou outra qualquer atividade desportiva.

Porém, normalmente não temos esse cuidado pois ao identificarmo-nos com a mente damos vazão a qualquer forma de pensamento que ela possa produzir. Achamos que tudo o que pensamos, mesmo que seja negativo, faz parte da nossa existência e revela o que estamos a vivenciar em cada momento.

Se és frequentador e leitor assíduo desta NAVE já deves saber que a mente quando fala sobre nós normalmente engana-se ou pior... Mente. Mesmo que fale sobre os outros ou sobre qualquer situação da nossa vida, ela só vê o que se passa com base no nosso filtro de crenças e mitos.

De um ponto de vista quântico a mente ao produzir pensamentos sob diversas formas está constantemente a modificar a nossa energia. Se pudesses ver a tua aura poderias observar isso continuamente.

Os nossos pensamentos igualmente condicionam as nossas emoções e por isso estão continuamente a processar novas formas de sentimentos. Mesmo que tenhamos a tentação de bloquear as emoções para as não expressarmos livremente, porque julgamos não ser adequado, e por vezes socialmente até poderá não ser, estamos a provocar bloqueios e distorções nos fluxos normais dos nossos campos energéticos.

Se entretanto já não te identificas tanto com a tua mente e consegues dominar os impulsos do teu Ego, compreendes facilmente que quando te colocas na posição do observador da mente, o tal que não julga, não critica, não obsta e simplesmente contempla, poderás notar como os teus pensamentos afetam a tua harmonia.

Se mesmo assim ainda tens dificuldade em acreditar no efeito da tua mente, então lembra-te das experiências de Masaru Emoto que comprovou o efeito dos nossos pensamentos e intenções na forma como cristalizam as moléculas de água quando se inicia o processo de congelamento.

Lembra-te que na composição química do corpo do Ser Humano, mais de 80% é água e por isso, sendo o elemento água altamente aceitador, por cada pensamento ou intenção que formulemos estamos a alterar as energias intramoleculares que faz com que a estrutura e malha molecular da água se altere.

Por isso é bem verdade quando afirmamos: “Mente sã em corpo são” assim como a recíproca, sendo uma consequência, também é verdadeira.

Agora resta saber como poderás diagnosticar e cuidar da tua mente.

Deixo-te aqui algumas dicas:

A primeira - observa a tua mente e constata se ela se mantêm no momento presente ou se está permanentemente a oscilar entre o passado e o futuro.

A segunda – faz um pequeno exercício diário. Esvazia a mente e promove o silêncio. Começa por calares a tua comunicação com o mundo exterior, para conseguires depois calar o teu burburinho interior. A única objeção é de nunca forçares a tua mente para que não te sintas em esforço ou em desconforto.

A terceira – usa a tua mente para o que precisas de fazer em cada momento. Torna-a mais operativa mesmo que seja a criar algo. Uma mente que se ocupa com os afazeres do momento está seguramente a viver o seu presente.

A quarta – faz ao final de cada dia, antes de te deitares, um pequeno exame de consciência. O que significa perguntares-te: quais foram as formas de pensamento e sentimentos que mais predominaram no meu dia? 

A quinta – evita a todo o custo a maledicência, o julgamento e as críticas. Sempre que te deixas envolver nesse tipo de comunicação estás a sintonizar-te e a atrair para ti o alvo e objecto de todo o mal que falarem. Lembra-te que ninguém diz mal de alguém sem conhecer esse mesmo mal em si mesmo e ao fazê-lo está a reativar em si essa mesma energia.

A sexta – procura meditar todos os dias um bocadinho. Podes começar logo de manhã como forma de fazeres a tua higiene mental e emocional. Podes pedir aos teu guias que te limpem e ajudem a criar um novo dia cheio de abundância, bênçãos e graças.

Estas são apenas algumas recomendações que seguramente te vão ajudar muito a sair das tuas depressões, ansiedades, angustias, tédio e todas as outras formas de pensamento e sentimento que condicionam a tua harmonia e felicidade.

Vive a vida no Presente. Sente-te sempre muito Amada(o) para te poderes AMAR verdadeiramente.

Fica bem

(A Mónada)

Sem comentários: