terça-feira, 4 de setembro de 2007

Um dia vou construir um castelo....



"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não
esqueço que a minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios,
incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...."

(Fernando Pessoa)


Fernando Pessoa dispensa qualquer apresentação pois ele faz parte da “Alma Lusa” que nos une neste espaço planetário, já de si com uma dimensão Universal.

Neste texto ele explica o que é que Fernando Pessoa sente enquanto pessoa que é, mas também nos ensina, através deste belíssimo texto, o que cada um de nós deve ser enquanto pessoa que também é. Acrescentar sempre um sentido positivo de esperança em cada momento da nossa vida, para que possamos juntar as "pedras" com muito amor.

O mais interessante e o que gostaria de realçar aqui é o que a todos nos sensibiliza nos seus textos e poesia. Sinto que há algo em comum e que nos toca profundamente. Ele espelha o nosso lado fatalista, de aventureiros e de descobridores que já fomos, enquanto Povo. Ele revela em cada palavra escrita, o sentir de cada homem, de cada pessoa, como se tivesse antes ouvido o silêncio das nossas almas.

O que haverá em comum nas Almas que assim se unem quando se revêem no sentir das palavras e nos textos de Pessoa?

Neste belíssimo texto eu leio o sentido Universalista da Alma Lusa quando decidir, de uma vez por todas, largar a sua “veia” fatalista e passar a dar Luz de AMOR Crístico ao Mundo, tal como outrora o fez, quando deu novos mundos ao Mundo, na epopeia dos Descobrimentos.

Eu tenho esperança que todos nós, Lusos unidos, saibamos guardar todas as pedras do nosso caminho, para assim construir um GRANDE Castelo de AMOR Universal…

Fiquem bem.

(A Mónada)

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente e um dia destes, os Lusos vão conseguir arrancar a venda q têm nos olhos e os impede de ver a Luz q emana das suas Almas...e aí vão poder Iluminar os caminhos do Mundo...

Cláudia disse...

O novo mundo depende de todos nós.Fernando pessoa era um visionário, e as pedras que encontrou no caminho não foram em vão.Adoro este texto.Parabéns pela escolha...