quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ego o que é?


O EGO é o núcleo de consciência do ser nos níveis materiais. No ego é projectado o eu, que se origina em planos mais profundos. Até que seja absorvido pela alma, manipula as forças da personalidade, levando indivíduo a identificar-se com as aparências e a deixar-se dominar pelo orgulho, pela separatividade e pela ambição.

O ego deve ser transcendido por meio da sua entrega aos núcleos internos, o que nesta época é facilitado pela potente conjuntura energética que permeia o Planeta. Serve de esteio para a encarnação da consciência, mas é uma singularidade de mundos onde vigora a lei do carma material e nos quais a substância não despertou para a sublimidade da essência.

Esse é o caso da superfície da Terra, mas não o da maioria dos universos ao alcance do homem. O ego é, a princípio, um vórtice atractivo que leva a energia da alma a ancorar nos corpos externos e a buscar experiências nos níveis materiais.

A partir de certa etapa, entretanto, esse vórtice torna-se nódulo resistente aos impulsos evolutivos, e precisa ser transcendido para ter sua essência sintetizada e absorvida num patamar superior. Nesse mecanismo de síntese e absorção está oculto o fundamento da cura e das Iniciações. Para accioná-lo, o indivíduo não deve buscar destruir o ego, mas cultivar o auto-esquecimento. A acção do ego vai-se tornando subtil à medida que a consciência evolui.

É ele que faz que o ser humano queira colocar-se no centro das atenções e, em detrimento dos demais, busque a própria satisfação. Desse impulso surgem os seus males. Quanto mais um indivíduo cede às suas tendências egoístas, mais se vincula às condições caóticas que hoje caracterizam a vida terrestre.

Para revelar sua divindade interior, vai além dessas tendências, destaca-se das ilusões e dos conflitos e adquire maior controlo sobre sua expressão material.

O domínio exercido pelo ego só pode ser superado pela intervenção de energias internas.

Antes de essa libertação ocorrer de maneira completa e definitiva, é dado ao ser humano experimentá-la por breves instantes quando entra em sono profundo, pois nesse estado o ego se dissolve temporariamente na essência e Fonte de vida, no eterno presente. Assim, vivencia por antecipação, de modo inconsciente, o que deverá conhecer conscientemente um dia.

O ego está no passado; no eterno presente ele não existe.

(Texto retirado do Glossário Esotérico - Trigueirinho)

Sem mais comentários...
Fiquem bem
(A Mónada)

1 comentário:

Alan disse...

Olá, eu gostaria de pedir sua ajuda na divulgação do meu blog:
http://arcanjoalan.blogspot.com

É um blog onde publico diáriamente mensagens dos anjos, orações, e também informações sobre quem são eles, como são, como eles veem agente, etc.

Gostaria que você visita-se e desse uma lida no blog.

Um grande abraço cheio de luz! ;)

[Se eu tiver ja lhe enviado este convite ou você ja está a divulgar meu blog por favor desconsidere]