sábado, 19 de outubro de 2013

Bem-aventurados os Misericordiosos


"Entre vós, quem é que não tem no seu meio ou mesmo na sua família algumas pessoas que sente dificuldade em suportar? Mas, em vez de vos queixardes e de as recriminardes, deveis considerar essas pessoas insuportáveis como outras tantas ocasiões para fazerdes esforços e aprenderdes a amar. Sim, é uma aprendizagem.

Um dia, quando deixardes a terra e vos apresentardes diante das entidades celestes, elas pedir-vos-ão contas; dir-vos-ão: «Por que é que não amaste os teus semelhantes? – Porque eles eram desagradáveis, antipáticos... – Não, isso não é razão. O Céu deu-te grandes riquezas. Recebeste braços, pernas, ouvidos, boca, olhos, coração e, sobretudo, um cérebro, mas, em vez de te servires deles para te tornares útil aos outros, limitaste-te a criticá-los, a menosprezá-los.

- Mas eles eram tão miseráveis! – Direis então. Pois bem, isso seria precisamente uma razão suplementar para agires com maior generosidade em relação a eles.» Nada poderá justificar-vos."

Mais um excelente texto de Omraam Mikhaël Aïvanhov que nos eleva para uma consciência Maior do Ser, em que nos reconhecemos como fazendo parte integrante de Deus Pai. E sendo todos filhos e parte d’ Ele na sua essência, somos assim iguais a todos os nossos irmãos.

E aí onde ficam os tais seres indesejáveis ou até miseráveis de que falavas? Será que ao veres a miséria nos outros não a estás a reconhecer em ti também? Como seria possível sentires esse afastamento, que nalguns casos até pode assumir a sensação de nojo ou repulsa, se não o reconhecesses em ti. Será que esse irmão não passa de um mero “espelho” do que tu és?

Se assim for, o trabalho oculto que essa alma executa com a tua é de uma enorme generosidade pois permite-te reconhecer em ti o que mais sentes repulsa no outro. Ao fazeres isto em ti estás a transcender a tua pequenez e a curar o que forem dívidas cármicas de vidas passadas. Tu devias estar imensamente grato pela possibilidade que te é concedida de nesta vida poderes experienciares o perdão, o ganhares consciência do que necessitas de aprender para depois amares… amares sem condições ou objecções.

Podes dizer-me que isso não é para ti… que não és capaz… que a repulsa e o nojo que sentes são imensos que até te dá um nó no estômago. Mas isso é uma escolha tua… só que não aprendes a tua lição, não aprendes como transcender a tua própria sombra e a te encheres de compaixão e misericórdia quem é afinal como tu e na sua essência é Deus.

Mesmo assim as emoções que tais seres te provocam são demasiado para ti… tentas e não consegues… tens medo que te voltes a magoar e não consegues… Pois fica sabendo que o que não consegues mesmo é aceitar que tens esse lado sombrio em ti… que afinal tens medo da tua própria sombra… que afinal estás condicionado à tua própria pequenez.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Disse um dia o mestre Jesus.

É assim que funcionam sempre as energias de amor e compaixão. Dá o teu amor ao próximo se queres ser amado. Oferece o teu perdão se queres ser perdoado. Dá carinho se queres ter afecto. Entrega a tua alegria aos outros se te queres sentir contente e feliz.

Só assim alcançarás o reino dos Céus!

Fica bem

(A Mónada)

Sem comentários: