sexta-feira, 18 de abril de 2014

A Grande Cruz Cardinal de 2014 – 23 de Abril


“Uma Grande Cruz Cardinal é um evento a que os astrólogos atribuem grande importância, por ocorrer com pouca frequência. A última Grande Cruz Cardinal e ainda por cima dupla foi em 2010, exatamente em 7 agosto. A diferença que se nota para a de agora é a exatidão dos graus. Nesta Grande Cruz Cardinal de 2014 todos os planetas envolvidos fazem o aspecto partil no grau 13º dos respectivos signos.

Em contrapartida, na Grande Cruz Cardinal dupla de 2010 não estavam no mesmo grau, havendo entre eles uma orbe de 3º. A grande, grande  diferença é que em 2010 havia 2 signos que estavam no «Aries Point», ou seja no grau zero de Carneiro / Áries, que é de grande importância numa roda do zodíaco, pois é por aí que se inicia o ano astrológico, como foi o caso recentemente acontecido com o Sol a ingressar no grau zero de Carneiro, a 20 março, iniciando o ano astrológico de 2014 e, em simultâneo anunciando a Primavera no Hemisfério Norte e o Outono no Hemisfério Sul..."

"...Portanto, no dia 21 de abril de 2014 iremos ter a 5ª e penúltima quadratura exata (partil) que já se transformara um pouco antes em ‘quadratura T’, com Júpiter envolvido no aspecto. Marte, que estava retrógrado, no dia 21 de abril, ainda ia no grau 14º16’. Mas na sua marcha atrás, iria fazer, 2 dias depois, a 23 de abril, já no grau 13º, a Grande Cruz Cardinal. É disto que temos estado a falar. [Para se entender o que é uma Grande Cruz: acontece quando quatro planetas estão em quadratura entre si, formam uma configuração a que se dá o nome de «Grande Cruz» ou «Cruz Cósmica».]...”


“...A “Grande Cruz Cardinal que se vai configurar no céu, e que atingirá o seu ponto alto a 23 abril 2014..."

“... Apetece-me definir com simplicidade esta Grande Cruz, tal como eu a vejo: em termos mundiais é um autêntico fogo de artifício. Em termos pessoais e internos, será um ‘terramoto’ que poderá elevar ainda mais as consciências, para quem o quiser sentir. E repito, para quem o quiser sentir, sintonizando-se consigo mesmo...”

“...Esta formação astrológica manter-se-á ativa até à 1ª semana de Maio, obviamente sem que os planetas estejam todos paradinhos no grau 13 de cada signo. Mas a influência estará presente, pois o pontapé de saída já foi dado. Todos sabemos que a regra geral das cruzes cardinais são apreciadas como influências impacientes e assertivas e tendem a estimular ações positivas, mas às vezes imprudentes. Teremos que estar vigilantes de nós mesmos, pois já que quase nada se pode fazer em termos políticos mundiais e mesmo nacionais. Oxalá o combustível desta Grande Cruz Cardinal aguente durante uma temporada, para não passarmos por aquilo que também é típico dos signos cardinais: muita garganta, muita ação e também um rápido esmorecer, para dar lugar aos signos fixos que sabem manter tudo em ordem...”

“…Nesta Grande Cruz Cardinal é sintomático o eixo Carneiro-Áries [com Úrano] / Balança-Libra [com Marte retrógrado]…”

Excertos do texto escrito pelo Astrólogo e editor António Rosa no seu Blog Cova do Urso


Estamos a viver um dos mais intensos meses dos últimos anos em termos de eventos astrológicos e, provavelmente, o mais forte deste ano. Abril é um mês marcado por dois eclipses, uma quadratura perfeita entre Úrano e Plutão e uma grande Cruz Cardinal (com mais uns pozinhos pelo meio). Tudo isto no espaço de, sensivelmente, 15 dias…”

“…Na lua nova, Sol e Lua estão conjuntos, ou seja, estão unidos, amplificando a sua energia. Ao estarem no signo de Carneiro, o seu trabalho é de trazer a consciência da acção que é necessária para um determinado propósito. Mas que propósito? Pois bem, ao mesmo tempo, nesse dia, Sol e Lua unem-se a um outro planeta, Úrano, o grande renovador que anda há largos anos a trazer-nos coisas novas, diferentes e revolucionárias, e que nesta altura já é o vértice dum alinhamento muito desafiador que já se formava nos céus, aquilo que se chama uma quadratura-T, com outros dois planetas: Júpiter e Plutão, em Caranguejo e Capricórnio, respectivamente.

Júpiter e Plutão estão em oposição, a medir forças, durante algumas semanas. Eles trazem-nos um paradigma entre a necessidade de destruir e purificar os poderes instituídos, eliminando apegos e todo o tipo de deturpação daquilo que deve ser, realmente, o poder, e a evidência das necessidades que temos de estrutura, ordem e regras (leis) na sociedade, mas também carinho e afecto, amplificada pelo poder de Júpiter, que vem demonstrar a sua importância…”

“…uma enorme agitação que vem ao nosso encontro para mexer em tudo aquilo que somos e podermos fazer grandes mudanças de consciência. O que este evento nos traz é um alinhamento especial entre (neste caso) quatro planetas que, nos céus, formam um quadrado com uma cruz, como pode ver na imagem. Em termos astrológicos, acontece que estes planetas estão ligados por aspectos muitos desafiadores, quadraturas e oposições, que vão evidenciar as suas diferenças, nomeadamente porque os quatro planetas estão em quatro signos diferentes, cada um num dos quatro elementos, todos eles de modo Cardinal.

O modo Cardinal é um dos três modos que são associados aos quatro elementos, criando os 12 signos, as 12 energias. Cada modo está associado a uma parte da estação do ano, sendo que o Cardinal refere-se ao início da estação, o momento do seu arranque, da vitória sobre a estação anterior. Em Carneiro, é a vitória da vida, a vitória da Primavera sobre o frio e a aridez gelada do Inverno. Em Caranguejo, temos o início do Verão, o alimentar dos frutos e dos cereais que no seu final irão ser colhidos e guardados para as épocas seguintes, é o fortalecimento e o alimento da vida. Em Balança, é o Outono que chega, com a sua força destruidora que nos obriga a unirmo-nos para podermos acelerar os processos de recolha dos alimentos antes que apodreçam. Em Capricórnio, é a vitória do frio do Inverno que vem criar uma camada protectora para que no interior da terra, no seu recolhimento, os nutrientes possam calmamente repousar e criar alimento para o próximo ciclo. Contudo, todos estes signos têm em comum a intensidade da sua força, pois eles precisam de fazer o primeiro e mais forte impulso para o início..." 

Excertos do texto escrito pelo Astrólogo Leonardo Mansinhos 

Muitos mais texto haveria e que se encontram na net…

Abstenho-me de mais quaisquer comentários… Apenas estes ultimo… 

Este tempo convida-nos a um GRANDE MERGULHO em NÓS e em nos desfazermos das nossas mais enraizadas crenças e mitos.

Fiquem bem neste período Pascal…


(A Mónada)



Sem comentários: