quarta-feira, 12 de agosto de 2015

A Reconexão - O AGORA


Depois da aceitação há que passar à ação e recuperar a autoestima normalmente depauperada depois de tanto trabalho, preocupações e stress dos últimos tempos.

Para tal precisas de te oferecer a ti mesmo o Presente, que é a vivência do Agora, ou se quiseres, usando o outro sinónimo da palavra: o presente.

Antes porém, precisas de entender a importância deste Presente. Deixar que a mente permaneça no passado, vivenciando a culpa, a mágoa, o rancor ou o ressentimento, ou mesmo que seja uma boa recordação, não deixará de produzir emoções mais densas mesmo que sejam apenas de nostalgia ou saudade.

Independentemente do valor que deres a estas emoções, tens de ter a  consciência que estás a desperdiçar a tua energia anímica e vital com as memórias que já lá vão e que não retornam mais, o que é verdadeiramente um desperdício.

Pior é quando permites que a mente te transporte para o futuro e para as suas incertezas e, com base nas memórias mais negativas que tens, que são as que normalmente mais te assolam, passes a viver com medo e receio de algo que te possa acontecer.

Viver no futuro é não só um grande desperdício, como ainda por cima produz energias das mais densas que existem, que te paralisam e te fazem ficar completamente exaurido. Afinal o que são as preocupações senão o Medo do que possa acontecer no futuro. Preocupações, são por isso, tal como a própria palavra indica, ocupações mentais energéticas prévias às ocorrências, que não servem para nada, e que se podem tornar obsessivas e doentias.

Se o futuro fosse assim tão certo então teria que pertencer já ao presente e não seria futuro. Como tal viver no futuro é uma  grande ilusão.

Todo o Ser que queira viver com a consciência expandida e em contacto com o seu Eu Superior, terá de tentar manter a sua mente fixa ao momento presente, que afinal é o único momento em que poderás realizar as tuas escolhas e aí sim contribuir para a construção do futuro que desejas.

Assim, o melhor Presente que pode dar a ti próprio é viver o Aqui e Agora ou seja no momento presente.

Agora que já entendeste a importância e o Poder do AGORA, há que reprogramar e habituar a mente a permanecer o máximo tempo possível no momento presente.

É aqui que o período de férias que vivemos, poderá servir para te abstraíres por completo dessas preocupações. Afinal a Alma e o Espírito não estão de férias... é a mente que deve tirar férias do que são as suas rotinas e padrões pensantes mais usuais.

Um dos exercícios mais espetaculares que podes fazer em férias é parar para analisar o caminho que estás a trilhar, as atividades em que estás envolvido e que são mais extenuantes e depauperantes da tua auto-estima, e pensares no que deves fazer para manteres apenas aquelas que não entram em contradição com a tua consciência e a teu trabalho espiritual. Passa uma revista breve a certos acontecimentos que vivestes durante os meses precedentes, certos encontros que tivestes, e tira daí conclusões úteis para o futuro.

Mas depois larga esse passado e fixa-te em atividades que te prendam a atenção sem cometeres excessos que vão contra à tua própria essência e morfobiologia. Aproveita por exemplo para ocupares a mente com atividades que alimentem a tua vida interior, como por exemplo: a leitura, o passeio contemplativo na natureza, o disfrutar de momentos de maior proximidade e comunhão com as pessoas que mais amas... enfim, tudo o que te permita alimentar a alma com AMOR e LUZ.

Lembra-te que do passado apenas interessa o que aprendeste para que com base nessa experiência e sabedoria adquiridas, poderes ser mais feliz em função das tuas escolhas. Quanto ao futuro, como não ainda não existe pode ser planeado, definindo objectivos a médio e curto prazo que possam ser realizáveis em direção ao teu Propósito Maior.

Só assim abrirás as ligações que precisas, para que a tua hierarquia e o teu Eu Superior te possam ajudar e estarem sempre presentes na tua vida.

Fica bem...


(A Mónada)

Sem comentários: