sábado, 16 de abril de 2016

Mudar o Planeta com a Agricultura e a Vida Sintrópica


Hoje o tema é muito diferente do habitual mas serve para nos chamar à atenção que é possível fazer diferente. É possível o Homem usufruir do Planeta sem se tornar na "espécie impestante" e poder arranjar forma de suprir as suas necessidades alimentares sem provocar, de forma continuada, a desertificação.

Nesta reportagem de cerca de 15 minutos queremos trazer ao conhecimento de todos, o que se tem feito através do que chamam de Agricultura Sintrópica. Este novo conceito tem vindo a ser desenvolvido por Ernest Gotsh no Brasil fazendo entre outras coisas todo o reaproveitamento de material biológico para a adubação e transformação dos solos sem adubos químicos poluentes. Com isto ele já transformou 1200 hectares de área desértica num oásis de vida e abundância de alimentos, num equilíbrio perfeito entre agricultura de larga escala e o eco-sistema, ao ponto de ter mudado o clima de toda essa área.

Isto demonstra que querendo, podemos mudar. Mudar o Planeta que vamos destruindo e torná-lo muito mais habitável e menos poluído.

Ora vejam o vídeo... (não se esqueçam de desligar a música do BLOG primeiro)



E por cá por Portugal. Será que é possível fazer-se alguma coisa do tipo,  nomeadamente no Alentejo? 

Sem mais commentários...

Fiquem bem 

(A Mónada)

Sem comentários: