domingo, 25 de setembro de 2016

A importância do corpo físico na vivência da espiritualidade


"A espiritualidade não consiste em menosprezar ou em descurar o corpo físico, mas em fazer dele o instrumento do espírito. É por isso que o Ensinamento da Fraternidade Branca Universal dá inúmeros métodos para a purificação e a regeneração do corpo físico. Os atos mais naturais, mais quotidianos e indispensáveis à vida, como respirar, comer, beber, lavar-se, caminhar, dormir, falar, podem, assim, tornar-se ocasiões para fazer este trabalho de regeneração graças ao qual o nosso espírito adquire, cada vez mais, o poder de se manifestar.

Contudo, ter métodos não é suficiente. Também é necessária uma consciência esclarecida para compreender a sua razão de ser e saber como aplicá-los. Os métodos, só por si, não bastam, pois são apenas ferramentas. As palavras ou os gestos que se repete só libertam o seu poder se se lhes atribuir um conteúdo, e atribuir-lhes um conteúdo supõe uma filosofia. Os métodos são válidos desde que sejam suportados num pensamento, e é desejável aprofundar bem esse pensamento."

Mais um excelente texto de Omraam Mikhaël Aïvanhov que nos alerta para a necessidade de mantermos o nosso corpo físico mas melhores condições possíveis, enumerando diversos métodos para a sua purificação e a sua regeneração. Cuidar do corpo é pois um compromisso connosco mesmos se quisermos elevar no nosso espírito e viver em plena comunhão com o Alto.

O corpo físico encerra em si mesmo toda uma engenharia bioquímica e bioenergética perfeita para suportar uma vida humana com uma duração enorme. Porém isso exige de cada um uma consciência de todos os ensinamentos que ele mesmo encerra e nos pode transmitir. Compete-nos por isso dar-lhe toda a atenção possível.

Desde há muito tempo que o Oriente desenvolveu inúmeros métodos para tal. Nas ancestrais artes marciais podemos encontrar diversas formas de manter e até melhorar o fluir da nossa bioenergia, tais como: O Tai-chi, o Chi-kung e outras até mais conhecidas e frequentadas hoje em dia no mundo ocidental. Todas elas se elas têm por base a plena integração do Ser como filosofia de base.

O corpo não pode ser saudável sem que a mente o seja também. A mente por si mesma não consegue ser saudável se as emoções que sentimos forem predominantemente negativas e muito apegadas  ao mundo material. O corpo emocional não se consegue curar sem uma plena vivência de uma espiritualidade que o ilumine, o que por sua vez depende da nossa boa saúde física.

Na metafísica aprendemos que toda a doença é resultante de bloqueios energéticos graves no âmbito dos corpos mental, emocional e espiritual. Por si mesmo, cada doença encerra um ensinamento de mudança sem a qual ao corpo não consegue regressar ao seu equilíbrio hemostático. No entanto, por mera ignorância, muitas vezes não lhe damos a devida atenção a apreçamo-nos, com auxílio clínico, a tratar do sintoma em vez da sua verdadeira causa.

Assim, como refere o autor do texto, há que dar toda a atenção aos nossos pensamentos e fazer com eles uma verdadeira bênção para os outros e para si.

Cada um de nós escolhe em cada momento os seus próprios pensamentos, que por sua vez geram emoções. Consoante essas emoções o nosso corpo responde com estados físicos e vibracionais que podem suportar uma religação com as diversas Entidades de LUZ.

Lembra-te  por isso de cuidar do teu corpo e de não realizares com ele coisas insensatas. Não cometas excessos que se manifestem depois contra ti mesmo. Liberta-te de todos os vícios, mesmo daqueles que consideres inofensivos e sobretudo dos que possam conduzir comprovadamente à doença.

Ama-te pois só amando-te e sentindo-te sempre muito amado é que poderás viver uma verdadeira espiritualidade.

Só o AMOR te salva. Só através do AMOR conhecerás o caminho para a Ascensão.

Fica bem...


(A Mónada)

Sem comentários: