sábado, 14 de janeiro de 2017

A Consciência que temos... A Essência que somos...



"Há tantas pequenas coisas que podem esconder grandes coisas! Para as descobrir, não se deve estar focado somente nas formas, mas sim procurar o princípio, o espírito, que está para além delas, isto é, aprender a perceber o que é a essência de um ser vivo para melhor comunicar com ele. Vós vedes um cristal, ou uma flor, ou uma ave, ou um ser humano... Procurai apreender quais são as forças invisíveis que trabalharam sobre essa forma.

Não há atitude mais instrutiva do que procurar o invisível por detrás do visível, pois é sempre no invisível que se prepara aquilo que, um dia, se manifesta no visível.

Um amigo vem ao vosso encontro: não vos parece que teríeis com ele contactos mais ricos se procurásseis adivinhar quais são as forças que presidiram à formação do seu rosto ou que lhe deram aquela forma de andar, aquela voz?... Há tantas coisas a descobrir para além daquilo que se vê!"

Neste belo texto de Omraam Mikhaël Aïvanhov, o autor convida-nos a um jogo de observação do oculto que está no interior de cada Ser. À partida pode parecer absurdo, pois se está oculto é porque não deveria ser para evidenciar. No entanto, é desde logo um jogo que nos revela, antes de mais, o que está oculto dentro de nós, pois cada Ser espelha o que somos capazes de reconhecer. O que significa na prática algo do qual que também é nosso.

Por outro lado, o simples facto de nos colocarmos em observação, num autentico jogo de atenção, acabamos por vivenciar o momento presente.

No entanto, o mais importante de tudo é a ressonância energética que acontece, quando através de uma mente aberta, nos propomos dar entendimento à energia essencial que está no interior do corpo da outra pessoa. Para tal, precisamos de entender que é a mesma essência Divina que nos anima a nós que está naquele Ser que abordamos. Com esse entendimento não pode haver outra energia de troca que não seja a do AMOR.

Mas para além disso, há ainda outras características energéticas que determinam o que aquele Ser pretende ao interagir connosco. Trata-se da vibração que as cargas emocionais, formas de pensamento, posturas físicas, formas de expressão e de outras aspectos relacionados com o fluir da Vida.

Para além disto, há que ter em atenção que segundo os gnósticos e mais intuitivos, cada ser tem 144 corpos, cada um dos quais desdobrando-se por múltiplas dimensões, muito para além da nossa percepção, pela sua ancestralidade e pelas centenas de vidas passadas, que refletem um determinado gradiente de LUZ e AMOR no contexto do seu próprio processo evolutivo.

A observação e descoberta de todas estas facetas ocultas do outro ser proporcionam-nos seguramente, uma admirável odisseia de descobertas, nas quais encontramos também a nossa Humanidade.

Seja qual for a nossa capacidade intuitiva, nunca nos esqueçamos que estamos sempre perante Deus que se fez homem para cocriar no Mundo das formas. O mesmo Deus que nos ama e que nos olha de forma compassiva como qualquer pai olha para seu filho muito amado.

Assim, sempre que encarares qualquer irmão lembra-te que na sua essência está Deus. O mesmo Deus que está em ti. O mesmo Deus que é Pai Nosso e que muito nos AMA.

Fiquem bem

(A Mónada)

Sem comentários: