segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O sentido da VIDA


"Para decidirdes que sentido dar à vossa vida, não comeceis por questionar-vos sobre a existência de Deus. Deveis fazer exatamente o contrário: dar um sentido cada vez mais rico a todos os momentos da vida, e a existência de Deus tornar-se-á, para vós, uma evidência.

Deus é a vida, a plenitude da vida, e para sentirmos a sua presença é preciso tornarmo-nos vivos e descobrirmos que, à nossa volta, também é tudo vivo: a terra é viva, a água é viva, o ar é vivo, o fogo e a luz são vivos!

O que pode sentir um morto? Seja o que for que lhe deis, ele não reagirá, pois a sua vida foi-se e ele não pode sentir qualquer sensação. Para ter sensações, é preciso estar vivo. Direis que já sabeis isso... Sim, teoricamente, toda a gente o sabe. Mas isso não chega, e essa é a razão por que há, por toda a parte, tantos cadáveres ambulantes que não sabem o que fazem nesta terra. Eles que procurem, finalmente, dar alento à vida neles!"

Mais um belíssimo texto de Omraam Mikhaël Aïvanhov que nos leva a refletir sobre o quão Divino é a vida para a desperdiçarmos andando por aí que nem zombies, sem sentido nem propósito.

O que o autor nos revela é que tudo depende da forma como quisermos olhar-nos como consciência viva e encarnada de Deus. Daí que não faz sentido questionarmo-nos sobre a existência de Deus, pois isso seria questionar a nossa própria existência e nesse aspecto, mesmo os mais cartesianos serão capazes de acreditar que “Penso. Logo existo.”

Assim, ao celebrar a vida da forma como descreve o autor é ver Deus na sua plenitude em tudo, pois quem olha e pensa é uma Consciência Encarnada que faz uso dos seus instrumentos sensoriais para sentir a Vida e expressar o encantamento da Paixão em estar vivo e de poder materializar o AMOR.

Então e tu aí que sentes que a tua vida é uma monotonia. Que estás deprimido e triste com a vida. Que estás frustrado pois não consegues realizar os teus desejos. Que tens uma doença grave e não encontras sentido nela. Porque esperas para celebrar o mistério de estar Vivo?

Vive o Aqui e Agora como se não houvesse amanhã. Porque se te sentes assim tão mal com a tua vida é porque projectaste no futuro os teus medos, angustias, frustrações e desejos do passado e não te dás conta que apenas existes em cada momento no presente.

Na prática, cada segundo tem cerca de 12 momentos de consciências presente que teimas em desperdiçar, pois ou estás a viver o teu passado ou projectas no futuro todos os teus fracassos.

Assim, não podes continuar a viver e vais desperdiçar o verdadeiro milagre das tuas capacidades criadoras que cada um desse momentos constitui como oportunidade. Tornaste-te completamente alienado de toda a beleza que o mistério da vida tem para te oferecer.

Mas se chegaste até aqui e conseguiste ler todo este texto, é porque finalmente estás a despertar. 

Anda... Acorda para a VIDA... Aceita o AMOR que existe em cada momento no presente. VIVE-O plenamente.

E assim sente-te profundamente amado e sê feliz.

Fica bem.

(A Mónada)

Sem comentários: