sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Aprender a Meditar


No post de dia 2 escrevi que: “no próximo post abordarei como Meditar” e por isso aqui vai...

Meditar é uma técnica de reconhecimento e contacto com a sua presença. Conta-se que as primeiras técnicas que se conhecem levam-nos invariavelmente a Buddha, que em sua busca do divino terá viajado (a seu tempo) por muitas paragens, até que um dia, cansado e esvaziando a sua mente de pensamentos, medita pela primeira vez encontrando assim a sua divina presença.

Mais recentemente no ocidente, começam-se a introduzir diversas técnicas. Das mais conhecidas, refiro aqui fundamentalmente três:

1- Observar a respiração
2- Usando um objecto
3- Recitar um mantra

A primeira é talvez a mais antiga e a mais divulgada. Trata-se de colocar a sua atenção, leve e atentamente na respiração.

A segunda consiste em delicadamente descansar a mente num objecto. Pode, por exemplo, ser um elemento natural como uma flor ou um cristal. Ou se preferir a imagem de um dos grandes Avateres do Planeta.



A terceira é a minha preferida e talvez a mais usada no buddhismo tibetano. Trata-se a de unir a mente ao som de um mantra. A definição de mantra é: “aquilo que protege a mente”. De quê? Perguntarão… da negatividade dos pensamentos conscientes e mesmo dos que não se tornando conscientes existem no nosso subconsciente.

O mantra que recomendo é: OM LUZ NAMAH. Mas outros poderão ser utilizados…

Para quem sentir que é este o seu método, recomendo vivamente o curso da Isabel Oliveira (ver o link Aprender a Meditar) onde o mantra é o do Som Primordial de cada um.

(a continuar e desta vez não digo quando... ;-))

Fiquem bem.

(A Mónada)

1 comentário:

(A Mónada) e MARLIZ disse...

Boa.

Muito obrigado pela partilha. Assim será. Fazes meditação há mais tempo do que eu... Notava-se pela maneira como escrevias e a dádiva que já fazes no teu blog... iremos então colaborar.

Bem hajas!

Ainda hoje o teu blog aqui estará linkado.

Fica bem.