sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Aprender a Meditar


No post de dia 2 escrevi que: “no próximo post abordarei como Meditar” e por isso aqui vai...

Meditar é uma técnica de reconhecimento e contacto com a sua presença. Conta-se que as primeiras técnicas que se conhecem levam-nos invariavelmente a Buddha, que em sua busca do divino terá viajado (a seu tempo) por muitas paragens, até que um dia, cansado e esvaziando a sua mente de pensamentos, medita pela primeira vez encontrando assim a sua divina presença.

Mais recentemente no ocidente, começam-se a introduzir diversas técnicas. Das mais conhecidas, refiro aqui fundamentalmente três:

1- Observar a respiração
2- Usando um objecto
3- Recitar um mantra

A primeira é talvez a mais antiga e a mais divulgada. Trata-se de colocar a sua atenção, leve e atentamente na respiração.

A segunda consiste em delicadamente descansar a mente num objecto. Pode, por exemplo, ser um elemento natural como uma flor ou um cristal. Ou se preferir a imagem de um dos grandes Avateres do Planeta.



A terceira é a minha preferida e talvez a mais usada no buddhismo tibetano. Trata-se a de unir a mente ao som de um mantra. A definição de mantra é: “aquilo que protege a mente”. De quê? Perguntarão… da negatividade dos pensamentos conscientes e mesmo dos que não se tornando conscientes existem no nosso subconsciente.

O mantra que recomendo é: OM LUZ NAMAH. Mas outros poderão ser utilizados…

Para quem sentir que é este o seu método, recomendo vivamente o curso da Isabel Oliveira (ver o link Aprender a Meditar) onde o mantra é o do Som Primordial de cada um.

(a continuar e desta vez não digo quando... ;-))

Fiquem bem.

(A Mónada)

2 comentários:

psicologia disse...

ola
ando meio sem tempo para postar, mas nao me esqueci de vc. realmente nossos estudos sao paralelos. eu tambem sou meio mistica, e adoro ler sobre o assunto. faço meditaçao a 2 anos. quanto a aparencia do blog. eu prometo que vou seguir suas instruçoes. mas quando tiver um pouco mais de tempo. ok.
ando com os dias corridos pois estou me mudando.
continue me visitando e pode colocar um link do meu blog e eu tambem coloco do seu, pois acho muito interesante. fiquei muito lisongeada com o que escreveu e gostaria de oferecer meus sinceros agradecimentos.
uma grande abraço...

A Mónada disse...

Boa.

Muito obrigado pela partilha. Assim será. Fazes meditação há mais tempo do que eu... Notava-se pela maneira como escrevias e a dádiva que já fazes no teu blog... iremos então colaborar.

Bem hajas!

Ainda hoje o teu blog aqui estará linkado.

Fica bem.