sábado, 19 de abril de 2008

Gerir a DOR...

A palavra sofrimento está enraizada em nós, e é sentida permanentemente em nossas vidas, através de séculos e séculos de vivências de índole cultural bastante diversificada e que nos provocam imensos constrangimentos.

Mas enquadrando o tema numa atitude mais prática, podemos dizer que o sofrimento está intimamente relacionado, com a forma como vemos e aceitamos o mundo que nos rodeia. Teremos então de fazer todos os possíveis para viver a vida de forma positiva, a fim de evitarmos acumular causas de sofrimento.

Claro que existem sempre situações que nos continuam a causar dor, e que de certa forma temos mesmo de passar por elas, mas poderemos fazê-lo, de uma forma construtiva, com uma nova consciência, fugindo ao padrão cultural cheio de constrangimentos que nos foi transmitido, refiro-me por exemplo: à doença, à velhice, ao desencarne e a outras tantas situações inevitáveis.

Quando a dor surge, temos a tendência para procurar imediatamente um culpado, como se isso nos aliviasse, mas verificamos posteriormente que se trata de uma ilusão. Por vezes nessa procura exaustiva de um pseudo–culpado, acabamos mesmo por criar situações muito adversas entre as pessoas, desperdiçando energia, que poderia ser aplicada de forma útil a gerir este mesmo nosso processo, que na maior parte dos casos, somos nós que o criámos. Deveríamos manter-nos serenos e usar de sabedoria perante as situações, tentar perceber o que é que essa dor nos tráz em termos de aprendizagem e que como é que ela pode contribuir para o nosso plano evolutivo.

Sendo assim, temos de aceitar a dor para aprender a crescer espiritualmente, mas atenção, não temos de viver em sofrimento, a nossa essência e condição divina é VIVER EM AMOR E ALEGRIA. No entanto, quando a dor chega não a devemos rejeitar, pois isso seria não querer experiênciar esta oportunidade para evoluir, para perceber a sua causa e assim poder ultrapassar as situaçóes que se nos apresentam.

Além do mais também temos que ter presente, que não somos os únicos a sentir dor, a tendência é quase sempre de pensarmos que a nossa dor é a pior de todas e deste modo, esquecemo-nos de olhar em nosso redor, onde concerteza até poderemos observar tantos outros, que por vezes têm de suportar níveis de dor bem superiores à nossa e que conseguem superar o sofrimento. Dão-nos por vezes grandes lições de vida experienciando situações impensáveis e continuando a manter um sorriso nos lábios, deixando para trás o papel de vitimização.

Sentirmo-nos vítimas e não aceitar a dor é a forma que encontramos para continuarmos a sofrer. Muitos de nós, através do medo, temos até a grande capacidade de sofrer por antecipação, isto porque conseguimos fazer um «filme» do que nos poderá vir a acontecer, mesmo que isso, nem de longe nem de perto se possa tornar realidade. É estranho!!! Mas... às vezes até parece que escolhemos o sofrimento. Será que gostamos afinal da SOFRER?

Se a resposta é “não”, então o que temos mesmo de fazer é viver um dia de cada vez, pois o passado ja não interessa, o futuro não existe e apenas o Agora faz parte de nós. Assim, tudo se torna mais fácil de gerir, acresce ainda, que devemos tentar pôr algum sentido de humor nas situações, pensando que nada é tão bom ou tão mau como possa parecer. É indispensável não guardar rancor nem sentir culpabilidade, porque assim não prolongaremos o sofrimento inutilmente, pois existe sempre uma forma de contornar e transcender a dor.

Finalmente PERDOA. O acto de perdoar é um sinal de altruísmo e humildade. Perdoa os outros e perdoa-te a ti mesmo, só assim encontrarás a Paz de Espírito tão necessária à tua vida, e que te levará ao caminho do descernimento onde encontrarás as soluções adequadas para resolveres todas as situações.

Não te deixes consumir pelo sofrimento, não caias na tristeza, está na hora de mudares de atitude, ultrapassa a dor com o teu Coração de LUZ, vê como foi útil a aprendizagem e sê grato pela oportunidade que te foi dada para evoluir em AMOR.

Vais ver que tudo se torna assim mais simples pois já não há mais razão para SOFRER
.

Fiquem na minha Paz

MARLIZ

3 comentários:

Excelsior disse...

...

*sorrindo*...

(...pois é... por vezes... sabe bem, ser-se recordado daquilo que nunca se esquece... mas por vezes, quase fica adormecido... E dito, de forma tão clara.)

Gratidão. Alegria. Luz.

E um Sorriso Fraterno...

Anónimo disse...

pois é...sabe bem recordar...nada se esquece mas apenas está adormecido...mas os nossos registos despertam lentamente...o nosso conhecimento ancestral está a tornar-se Consciência em Nós...a sensação de separação vai terminar...e a tua grande Saudade vai passar...Vive em AMOR por tudo o que te rodeia...e os braços do Pai/Mãe te receberão na Eternidade que viverás em qualquer lugar..

Fica em Paz

MARLIZ

Anónimo disse...

pois é...sabe bem recordar...nada se esquece mas apenas está adormecido...mas os nossos registos despertam lentamente...o nosso conhecimento ancestral está a tornar-se Consciência em Nós...a sensação de separação vai terminar...e a tua grande Saudade vai passar...Vive em AMOR por tudo o que te rodeia...e os braços do Pai/Mãe te receberão na Eternidade que viverás em qualquer lugar..

Fica em Paz

MARLIZ