domingo, 24 de fevereiro de 2013

No mais íntimo do Ser



Os pensamentos e sentimentos conscientes são aqueles mais superficiais que conseguimos perceber. Eles passam pela nossa mente e trazem sensações ao corpo (toda emoção gera sensação no corpo) e nós conseguimos observá-las.
As práticas que ensinam sobre pensamentos positivos, seja através de afirmações, visualizações e outras técnicas, normalmente atuam no nível dos pensamentos conscientes.
É preciso perceber que temos algo muito mais vasto no nosso interior que é o que chamamos de inconsciente. Enquanto o consciente é apenas a ponta do iceberg, o inconsciente é toda a parte submersa que não conseguimos ver. Temos uma ligeira noção sobre o inconsciente, mas ele é muito mais vasto e profundo do que qualquer percepção racional que possamos ter do mesmo.
Ao mudarmos conscientemente nossos pensamentos, estamos mexendo apenas na pontinha do iceberg. Essa mudança vai-nos ajudar a mudar comportamentos e a atrair "coincidências" mais favoráveis. Entretanto, como o nosso inconsciente é muito mais profundo e vasto, ele terá sempre uma força muito maior, e se essa força for negativa, ela irá sabotar ou anular completamente todo o benefício gerado pelos exercícios e esforço de pensar positivamente.
Vivemos em conflito interno constantemente. Racionalmente (pensamentos conscientes mais superficiais) dizemos que queremos mais prosperidade, melhores relacionamentos, mais saúde física e outras coisas. Entretanto, inconscientemente, temos desejos contrários devido a uma série de sentimentos negativos que acumulamos durante a vida.

Um exemplo disso é o caso de uma senhora que apenas atraia para si relacionamentos problemáticos que normalmente terminavam em atos violentos praticados contra a sua pessoa. Embora ela desejasse ter um relacionamento harmonioso, havia um padrão inconsciente que condicionava todas as suas ações presentes e futuras. Veio posteriormente a descobrir-se que esta senhora inconscientemente não se achava merecedora de ser amada de uma forma harmoniosa, pois havia sido rejeitada enquanto criança pelo pai. Este sentimento de rejeição e a necessidade de ser amada criava em si mesma uma emoção demérito o que acabava por a tornar ansiosa. Aos poucos isto ia gerando no outro comportamentos mais agressivos.

Parece estranho que isto assim seja, quase tão evidente em termos de explicação mas tão antagónico em termos dos diferentes níveis de desejo, o consciente e o inconsciente. O problema é que o inconsciente é sempre mais forte e a reprogramação consciente é praticamente impossível que produza resultados positivos.

Assim, há que tornar consciente o que ainda está profundamente inconsciente para se perceber o que está a produzir a conflitualidade interna, para depois limpar-se as cargas emocionais acumuladas e não esquecidas. Essas cargas são as principais responsáveis por doenças crónicas, nomeadamente ao manter-se o seu efeito sintomático no nosso corpo.

O Ser Humano é o resultado de muitas vidas passadas, de muitas mais gerações anteriores à sua e de outras forças no Universos ou de Universos paralelos que lhe conferem as suas múltiplas dimensões.

Em cada existência encarnada, essas múltiplas dimensões manifestando-se nos diferentes corpos de que cada Ser produz a personalidade de cada um o que não é mais do que uma mera capa superficial do que escolhemos e desejamos ser.

Só o AMOR cura tudo. Só o AMOR é a solução... Deus Pai/Mãe é a plenitude desse AMOR.

Tu és na tua essência AMOR... Por isso AMA-TE e sente-te profundamente AMADO por tudo o que és... Tu é imensamente AMADO por DEUS.

Fica bem...

(A Mónada)


Sem comentários: