domingo, 23 de junho de 2013

Pensamentos Negativos e as Afirmações



Pensar negativamente não é um defeito seu. Simplesmente nunca aprendeu como pensar e falar. Essa descoberta de que os pensamentos criam as nossas experiências é bastante recente. Seus pais provavelmente não sabiam disso, portanto não lhe podiam ensinar. Eles simplesmente reproduziram o modo como os pais deles os ensinaram a olhar a vida. Ninguém está errado. Mas está na hora de despertarmos e começarmos a criar nossas vidas conscientemente, de um modo que nos satisfaça e fortaleça.

As afirmações quando repetidas muitas vezes têm o poder de desfazer padrões de pensamento que bloqueiam e prejudicam o normal fluxo da abundância na nossa vida.

Algumas pessoas dizem que "as afirmações não funcionam", sem perceberem que esta frase já é uma afirmação. Na verdade, o que acontece é que não sabem usar as afirmações correta­mente. Podem dizer: "Minha prosperidade está aumentando", e depois pensar: "Isto é uma bobagem, sei que não vai funcionar." Qual das duas afirmações é que acha que vai prevalecer? A ne­gativa, é claro, pois faz parte do modo arraigado com que a pes­soa se habituou a olhar a vida. Às vezes as pessoas pronunciam as afirmações uma vez por dia e reclamam o restante do tempo. Levará muito tempo para que as afirmações funcionem se forem feitas dessa maneira. Talvez nunca cheguem a funcionar, pois as afirmações negativas sempre prevalecerão, por serem muito mais frequentes e feitas com muita emoção.

Por isso pronunciar afirmações é apenas parte do processo. O que faz durante o que resta do dia e da noite é ainda mais importante. O segredo para que as afirmações funcionem de modo rápido e constante é preparar uma atmosfera propícia ao seu desenvolvi­mento. As afirmações são comparáveis a sementes lançadas na terra. Um solo pobre será sinónimo de pouco desenvolvimento, e um solo fértil, de desenvolvimento abundante. Quanto mais escolher pensamentos que lhe dão bem-estar, mais rapida­mente as afirmações produzirão efeito.

Então, tenha pensamentos felizes. Basta isso. E é viável. A escolha do modo de pensar é exatamente isso: uma escolha. Cada um de vós tem a sensação de que os pensamentos invadem sua mente sem que o controle. É esta a grande mudança: a partir de hoje... de agora... deste exato momento... você pode escolher mudar o seu modo de pensar. Não pense que é um processo mágico e que sua vida vai mudar de uma hora para outra. Porém, se per­sistir e escolher diariamente ter pensamentos agradáveis, posi­tivos, que lhe dêem satisfação, sem dúvida irá perceber aos poucos mudanças positivas em todas as áreas da sua vida.

Não nos esqueçamos que o único momento em que vivemos é o momento presente. É o único tempo sobre o qual temos controle. O ontem é passado, o amanhã é um mistério e o hoje é uma dádiva que chamamos de presente. Se não escolhermos nos sentir bem neste exato momento, como poderemos criar momentos futuros de abundância e prazer?

Como é que se está sentindo agora? Bem? Mal? Quais são suas emoções neste exato momento? O que sente lá no fundo? Gos­taria de se sentir melhor? Então procure um sentimento ou um pensamento melhor. Se tem algum sentimento desagradável ­tristeza, raiva, amargura, ressentimento, medo, culpa, depressão, ciúme e assim por diante, é porque perdeu temporariamente a conexão com o fluxo de experiências boas que o Universo re­serva para si. Não deixe que esses sentimentos dominem sua mente e controlem seus pensamentos. É inevitável que sinta raiva, medo, ciúme ou qualquer dos outros sentimentos, mas tem duas alternativas: deter-se neles e alimentá-los, expres­sando-os em palavras e atos, ou desviar seu pensamento para aspectos agradáveis e prazerosos de sua vida, afirmando inclu­sive que o sentimento que lhe faz mal vai passar. Lembre-se: nenhuma pessoa, nenhum lugar e nenhuma coisa podem con­trolar seus sentimentos, porque só você é capaz de controlar os pensamentos de sua mente.

As afirmações positivas podem ajudar a operar esta transformação. Fazer afirmações é escolher cons­cientemente ter certos pensamentos que irão gerar resultados positivos no futuro. No início é mais difícil, e você pode até cen­surar-se achando que é um processo ridículo e irreal. Mas vença a resistência e insista. Posso lhe garantir que essas afirmações positivas começarão a mudar seu modo de pensar. Declarações afirmativas vão além da realidade do presente, até a criação do futuro, através das palavras que você usa agora.

Pode por exemplo escolher dizer "sou muito próspero", apesar de ter pouco dinheiro no banco, mas estará lançando sementes para a prosperidade no futuro. Cada vez que repetir esta declara­ção estará reforçando as sementes que plantou na atmosfera de sua mente. Por isso é importante que ela seja dita numa atmos­fera feliz, alimentada por todos os outros pensamentos do seu dia.

Em breve iremos explorar um pouco mais este trabalho de reeducar a nossa mente. Entretanto lembre-se que sempre que estiver em contacto com  a sua essência ela permite-lhe respirar a alegria, a paz e o AMOR.

Por isso comece já hoje por se sentir muito amado...

(texto adaptados e com excertos do livro de Lousie Hay - O Poder das afirmações positivas)


Fique bem...

(A Mónada)

Sem comentários: