quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

O Planeta está nas suas mãos...

O Planeta nas suas mãos

Post publicado em conjunto com o Blog: Sapiência

As organizações científicas mais respeitadas demonstram inequivocamente que o aquecimento global está mesmo a acontecer, e que as causas principais estão na queima de combustíveis fossil e na redução das manchas verde florestais do Planeta.

A National Academy of Sciences dos ESTADOS UNIDOS, que em 2005 a Casa Branca laureou com “the gold standard of objective scientific assessment", emitiu um parecer em conjunto com mais 10 outras National Academy of Sciences, referindo que a compreensão científica à cerca das mudanças climáticas no Planeta está agora suficientemente clara para justificar que as nações não deixem de tomar acções imediatas.

É vital que todas as nações identifiquem as acções mais eficientes e que ao seu nível possam de imediato contribuir para a redução, substancial e a longo prazo, das emissões de gazes que estão na origem do efeito de estufa à escala golbal.” (
Joint Statement of Science Academies: Global Response to Climate Change [PDF], 2005)

Actualmente o único debate ainda em curso na comunidade científica é sobre: como e quão rapidamente este aquecimento à escala global acontecerá. Os cientístas deram-nos um claro aviso e existem agora factos suficientes para se agir de imediato.

Enquanto pessoas individuais, gestores, chefias, ou organizações socialmente responsáveis, podemos agir desde já:

- Consumindo menos energia ou usando-a de forma mais eficiente.

- Evitando deslocações desnecessárias. Use mais os transportes públicos. Conduza de forma regular, sem grandes acelerações ou travagens.

- No tratamento do lixo, em casa ou na sua organização, separe-o e deite-o nos recipientes respectivos, nos eco-pontos mais próximos.

- Tratando-se de uma empresa industrial reduza a produção de gases que contribuam para o efeito de estufa. Enquanto consumidor assuma-se como "consumactor" (consumidor consciente) que tenta saber o nível de produção de poluentes de cada produto que adquire, escolhendo-o não só pela relação qualidade-preço mas também pelo menor impacto ambiental que produz.

Se já faz tudo isto então pense como pode ainda contribuir mais. Seja inovador. O Ambiente e o Planeta agradecem!

Em breve voltaremos a este assunto com mais dados científicos.

Ganhe consciência disto vendo este vídeo (Desligue primeiro a música do BLOG):




Fiquem bem.


(A Mónada)

12 comentários:

Unknown disse...

Muito bom. E agradecido pela aprendizagem.

Abraço

(A Mónada) e MARLIZ disse...

;-)

Onda Encantada disse...

Bom post.

Ainda vou lá ao outro comentar sobre o elearning...

Abraço Grande

Defensor disse...

Saudações
Excelente esse post.
Creio que, apesar de todos os avisos sobre o aquecimento global, nada será feito pelos países que mais poluem o planeta.
Infelizmente o poder econômico manda e desmanda, e os políticos - homens que deveriam se preocupar com o bem estar público - são dominados pelos mais diversos intereses. Continuarão a fechar os olhor para esta tragédia iminente...
Coitada da mãe Terra, maltratam-na, ferem-na... Em breve nada mais restará para ser destruído.
Não sei se conheces o texto "O que ocorrer com a Terra, recairá sobre seus filhos..." Uma carta de um índio em resposta à proposta de compra de suas terras. Uma bela manifestação de amor à natureza.
Vale a pena conferir. O link é esse:
http://defensormaldito.blogspot.com/2006/09/o-que-ocorrer-com-terra-recair-sobre_24.html

Abraços

mymind disse...

px e agr vo ser msm mázinha, o planeta ta em "más mãos"
bjts
e bm f-d-s!

(A Mónada) e MARLIZ disse...

Caro defensor... Uauuu!

Desconhecia por completo este texto mas sabia do nível de consciência e de iluminação que as tribos Indias Americanas tinham atingido. Foi pena pois de alguma forma sufocados pelo "American way of live" esta mesma consciência do Planeta quase se perdeu. Tal como o Europeu, o Americano das grandes metrópoles pouco mais do que o seu "quarto de dormir" consegue ver e sentir.

É muito importante que tenhamos todos uma ideia da dimensão das nossas "pégadas" qdo consumimos e zelamos pelo nosso "bem estar". Cada um de nós ao fazer mesmo que pouco cria uma energia de solidariedade à escala global e muitos começamos a ter outros comportamentos e conciência.

Qdo conseguirmos ganhar a visão global do Planeta na imensidão do infinitamente grande e do infinitamente pequeno, então a esperança nasce, o homem sonha e Mundo avança...

Quero crer que aos poucos e poucos TODOS vamos ser UM SÓ e nessa altura o Planeta se salvará seja em que dimensão for...

A Nova TERRA surgirá...

mymind: A mãos são as mãos das nossas consciências. Fica aqui referenciado este texto que o Defensor aqui nos trouxe... Para todos ganharmos mais consciência...
O que cada um conseguir fazer pode parecer pouco mas muitos fazemos muito.

Fiquem bem e tenham um excelente fds...

Chama Violeta disse...

Pela primeira vez visito teu blog e adorei!!! Não sei se já fostes ao meu,pois lá consta tudo anônimo,mas aqui fica o convite. Um ÓTIMO 2007 para ti,abraços de luz e carregados de energias positivas!!!

(A Mónada) e MARLIZ disse...

ontem depois de um dia de trabalho o Inglês já não saiu mto bem... obviamente que seria "American way of life"... lol

Chama violeta: Vou passar lá ainda hoje.

Fica bem...

Onda Encantada disse...

Quis comentar lá no Sapiência... but not allowed...
Por isso aqui vai... àcerca do elearning:

Na empresa onde trabalho, houve um grande projecto de elearning, e tivemos inclusive que escolher quais os cursos que necessitávamos.

De facto os cursos foram todos disponibilizados, e tínhamo-los à disposição na nossa intranet, só que... não tínhamos nem temos tempo para os fazer... :(

De facto, tens razão quando dizes que o elearning requer uma mudança grande de mentalidades. É um facto, mas não é só isso que é necessário... a própria cultura da empresa instituida há muitos anos, tem muito a dizer, e embora algumas vezes haja vontade de quadros superiores (ficam-se pela vontade) outras vezes, há também resistência das próprias pessoas. E se a faixa etária fôr elevada ainda pior.

É de facto um problema de cultura, de mentalidades, de empresa.

Mas o que mais há a fazer se em empresas como a minha, há formações para os quadros superiores e médios àcerca da gestão do tempo e incentivos e nada se vê a não ser cada vez exigirem mais a cada vez menos recursos humanos...

Afinal, parece-me que é um problema ao nível da cultura portuguesa...

Já nem sei bem.

Abraço

Chama Violeta disse...

Gostaria de ler o post sobre o Silêncio da Alma...Fica bem...

o alquimista disse...

Problema complexo que nem a acordo de kyoto consegue amenizar...vivo nas ilhas onde não são graves estes problemas mas sou um acérrimo defensor do meio hambiente...

Doce beijo

(A Mónada) e MARLIZ disse...

Cachorro: Já está no Blog Sapiência editado o teu comentário. ;-)

Chama violeta: Já deixei o endereço deste post no teu bolg qdo comentei o teu último post.

Alquimista: Pois é um problema complexo mas o Planeta é verdadeiramente a NAVE AZUL da nossa existência física em todo o Universo.

Esta bela NAVE está declaradamente "doente". Será que tal como aconteceu no passado aos dinossauros estamos condenados à extinsão enquanto espécime animal? Será que não temos um pouco mais de inteligência, sabedoria e consciência para, salvando o planeta, elevarmos a vibração global e assim construirmos e criarmos a NAVE MÃE AZUL e LINDA?

Fica bem...